A Dana Brasil, por meio de sua operação de Tecnologias de Força em Gravataí (RS), levou a Prata na categoria Ergonomia e foi consagrada como melhor case da Região Sul na 13a edição do Prêmio Proteção Brasil. O reconhecimento, promovido anualmente pela Revista Proteção para valorizar e divulgar esforços de empresas e organizações nas melhores práticas em saúde e segurança, teve 131 inscritos e 20 premiados.
O case Dana de Gestão de Ergonomia integrada à Manufatura combina capacitação, engajamento e a participação direta das lideranças, um modelo devidamente alinhado com as premissas do DOS, Sistema Operacional Dana. Um checklist criado com apoio de especialistas permitiu a análise, mapeamento e atribuição de um ‘escore ergonômico’ para todas as operações na fábrica, identificando pontos críticos e priorizando planos de ação.
A avaliação ergonômica acontece com regularidade e envolve todos os colaboradores. As soluções implementadas demandam pouco investimento, mas trazem resultados palpáveis, destacando a redução de 68% do peso movimentado diariamente pelos operadores. Para Raul Germany, Country Leader para o Brasil, “receber novamente o renomado reconhecimento do Prêmio Proteção demonstra a importância que damos para a segurança de nossas pessoas e a melhoria contínua dos nossos processos. Também reforça o potencial que o engajamento de todos, começando pela liderança, traz, e nos inspira a seguir melhorando, em todos os aspectos, sempre com a segurança em primeiro lugar”.