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A Vibra quer fortalecer a marca Lubrax no segmento de transporte de passageiros por ônibus. A empresa já atua fortemente neste setor, realizando um trabalho contínuo junto aos operadores e às montadoras de veículos pesados. A empresa informou ainda que a Vibra será a fornecedora exclusiva para a Mercedes-Benz do primeiro enchimento de lubrificantes para diferenciais/eixos dos veículos produzidos na fábrica de São Bernardo do Campo. O novo lubrificante, o TRM 5 Plus, é um dos produtos dessa parceria, pois atende às necessidades técnicas dos caminhões e ônibus da marca.
A Vibra tem buscado, no último ano, ampliar a presença da Lubrax junto às montadoras de veículos, que ainda é considerada pequena pela empresa. “No caso das montadoras, é importante garantir o primeiro abastecimento com o lubrificante quando o chassi sai da fábrica e vai para a encarroçadora. E depois também temos um trabalho importante com o operador de transporte de passageiros no atendimento nas garagens e, muitas vezes, incluindo outros serviços como monitoramento, manutenção e até descarte do lubrificante. Nossa atuação é completa e transversal. Temos grandes clientes por todo o país, que atuam no transporte urbano e no intermunicipal”, detalha Thiago Veiga, gerente de desenvolvimento de produtos combustíveis e lubrificantes da Vibra.
A empresa acredita que há muito espaço para expandir o cross-sell, vendendo lubrificantes para quem já compra combustíveis. “Do ponto de vista de mercado, a gente já tem uma presença muito grande tanto por meio dos postos da Vibra, mas também uma participação muito forte no B2B, em parceria com grandes operadores de transporte de passageiros. Nosso time de P&D é integrado, olhando combustíveis e lubrificantes. Já trabalhamos com grandes empresas de transporte de ônibus com fornecimento de biodiesel e combustíveis mais limpos como HVO e também com os lubrificantes para suportar esses novos combustíveis”, completa Veiga.
Além do primeiro enchimento com lubrificantes da marca, a Vibra quer atuar no fornecimento de óleos originais para as fabricantes, consideradas um segmento-chave para a estratégia para a marca, inclusive para abrir portas junto aos operadores ao longo da vida útil dos chassis. “Estando dentro da montadora fornecendo o óleo genuíno, temos o respaldo dela para continuar fornecendo nas garagens por mais 15 ou 20 anos de vida da frota”, diz Veiga.
Para essa estratégia, a ampliação da fábrica da Lubrax, localizada em Duque de Caxias (RJ), no ano passado foi fundamental. A unidade, que fica vizinha à Refinaria de Duque de Caxias (Reduc), quase dobrou a sua capacidade de produção, saltando de 320 milhões de litros ao ano para 500 milhões de litros ao ano. A planta fabril recebeu investimentos de cerca de R$ 100 milhões para se tornar uma das maiores da América Latina. A modernização da fábrica também é importante para a estratégia de internacionalização da marca, com foco em países na América do Sul.
Lançamento
A Lubrax está lançando a linha Lubrax TRM 5 Plus (85W140 e 80W90) voltada para aplicações mais severas, que necessitam de mais robustez e tecnologia. Ela é indicada para aplicação em sistemas de direção mecânica, caixas de mudança não sincronizadas, redutores, caixas de transferência, eixos diferenciais convencionais e eixos finais de veículos de passeio, veículos comerciais, veículos pesados, ônibus e equipamentos off-road que requeiram os níveis de desempenho API GL-5 ou SAE J2360.
Segundo a Lubrax, a fórmula do TRM 5 cria uma barreira protetora, reduzindo significativamente o desgaste, aumentando a vida útil do equipamento. Além disso, a alta estabilidade térmica conferida pela tecnologia de aditivação da sua formulação garante elevado grau de resistência à oxidação, evitando a formação de vernizes, e mantendo a proteção das engrenagens sob condições severas de operação, como altas cargas e elevadas temperaturas, e trazendo mais disponibilidade para a frota. Ele apresenta ainda elevada resistência à perda de viscosidade (cisalhamento), garantindo a manutenção dos níveis de viscosidade e de proteção das engrenagens ao longo da vida útil do óleo.
Todos os produtos da linha Lubrax TRM 5 Plus contam com aprovação após testes de amostras em laboratórios próprios e independentes, aprovações em montadoras e já estão disponíveis nos principais pontos de venda e cooperativas do Brasil.
Linha TRM 5 Plus
Lubrax TRM 5 Plus 85W140 – Óleo Lubrax TRM 5 PLUS 85W140 é um óleo lubrificante mineral versátil com tecnologia TDL (total driveline) que pode ser usado tanto em aplicações de transmissão manual quanto em eixos de veículos de passeio, veículos comerciais, ônibus e equipamentos off-road que requeiram os níveis de desempenho API GL-5 ou SAE J2360. Disponível no grau SAE 85W-140.
Lubrax TRM 5 Plus 80W90 – Óleo para engrenagens e eixos diferenciais TRM 5 PLUS 80W90 é um lubrificante mineral robusto indicado sistemas de direção mecânica, caixas de mudança não sincronizadas, redutores, caixas de transferência, eixos diferenciais convencionais e eixos finais de veículos de passeio, veículos comerciais, ônibus e equipamentos off-road que requeiram os níveis de desempenho API GL-5 ou SAE J2360. Tem formulação aprovada pelas principais normas do setor, como Daimler Truck Fluid Release 12B110 (antiga MB-Approval 235.20). (Portal Technibus/Marcia Pinna)