GAC já tem centro de distribuição de peças no Brasil

AutoIndústria

 

Os anunciados planos da GAC, Guangzhou Automobile Group Company, de estabelecer vendas e posteriormente produção de veículos no Brasil começam a ganhar contornos mais palpáveis.

 

Os primeiros automóveis da marca chinesa começarão a ser importados nas próximas semanas e desde este mês a empresa já conta com um centro de distribuição de peças e componentes para reposição.

 

Localizado em Cajamar, município da Grande São Paulo, o Centro de Distribuição da GAC Brasil abrigará peças de revisão, manutenção e acessórios em área inicial de 2 mil m². A gestão da operação ficará a cargo da DSV, empresa  especializada em logística e transporte com larga atuação no setor automotivo.

 

Cajamar foi escolhida devido à proximidade dos maiores mercados consumidores, mas também pela localização estratégica. A cidade tem acesso fácil a aeroportos, como Viracopos e Guarulhos, além de farta rede de rodovias e de estar a menos de 150 km do Porto de Santos.

 

“Queremos proporcionar aos nossos clientes um atendimento ágil e descomplicado, garantindo que as peças estejam disponíveis para reposição e manutenção no menor tempo possível”, afirma Alex Zhou, CEO da GAC Brasil, que diz que os estoques serão adequados de acordo com a demanda.

 

O CD no Brasil se somará a outros da empresa no Panamá, Emirados Árabes Unidos, México e Rússia e que, entende a GAC, sustentarão o processo de expansão global da marca que já está presente em 74 países e que produziu 2,5 milhões de veículos em 2023.

 

A linha de produtos é formada por modelos a combustão, híbridos e elétricos, alternativas que serão oferecidas no Brasil paulatinamente, seja no período de importação ou quando a empresa começar a produzir aqui.

 

Em julho, Feng Xingya, presidente do GAC Group, revelou pessoalmente ao governo brasileiro projeto de investimento conjunto com fornecedores de US$ 1 bilhão nos próximos cinco anos para produção de veículos no País.

 

Em dezembro, a GAC já comprometeu uma parte dos recursos, R$ 120 milhões, em convênio com as universidades federais de Santa Catarina e Santa Maria, RS, e a estadual Unicamp, de Campinas, SP.

 

O principal objetivo da parceria é o desenvolvimento e produção local de motores flex e híbridos flex para os carros que a GAC passará a vender a partir das próximas semanas e que também equiparão os futuros automóveis nacionais a serem montados em fábrica que será erguida em local ainda não informado. (AutoIndústria/George Guimarães)