Motor 1
Enquanto algumas entidades tentam convencer o governo a barrar o avanço de marchas chinesas no mercado brasileiro, outras estão se unindo a algumas delas para permanecerem competitivas. A Chevrolet confirmou o lançamento do elétrico Spark EUV no Brasil em 2025. O pequeno SUV nada mais é que um chinês Baojun Yep Plus com o emblema da marca da GM. E pode ser que a Renault pode ser a próxima a seguir por este caminho.
De acordo com o site Auto Esporte, a francesa estaria negociando com a Geely uma participação societária na Renault do Brasil, abrindo as portas da fábrica de São José dos Pinhais (PR) e da rede de concessionários para acelerar o estabelecimento da chinesa em nosso mercado. A Geely já é parceira da Renault na HORSE, divisão independente de trens de força. Na Coreia do Sul, a chinesa tem 34% de participação na operação da francesa naquele país.
De acordo com a publicação, citando fontes ligadas à Geely, o comunicado oficializando a sociedade com a Renault no mercado brasileiro deve ser divulgado nos próximos dias. Ao Motor1.com Brasil, a Renault informou que “Geely Holding Group e Renault Group têm trabalhado em cooperação desde janeiro 2022, por meio da Renault Korea e Horse Powertrain Ltd, lançada em junho 2024. Desde então, os dois grupos têm discutido oportunidades potenciais sob o espírito de parceria aberta e inovadora. Não temos detalhes para compartilhar sobre nenhuma nova cooperação neste momento.”
Segundo o site, as negociações estão envolvendo somente a Renault do Brasil e são parte de uma estratégia da Geely de aumentar em 60% suas vendas na América Latina. Aqui vale lembrar que a chinesa é detentora da Volvo e também da Zeekr, recém-chegada ao mercado nacional. Mas ainda não se sabe nada a respeito dos carros que poderão ser produzidos no Brasil, uma vez que fábrica paranaense não está preparada para produzir veículos eletrificados.
Individualmente, a Geely, já confirmou que retornará ao mercado brasileiro com uma nova estratégia, focando em modelos eletrificados e mais sofisticados. A marca, conhecida por fazer parte do grupo que controla a Volvo, promete oferecer veículos com design, alto nível de segurança e tecnologia, o oposto dos carros mais triviais que chegaram ao nosso mercado na década passada. Esperamos por um anúncio oficial no primeiro semestre de 2025, quando saberemos mais detalhes sobre a estratégia e os modelos.
Elétrico, Geely E5 já foi flagrado no Brasil
O Geely E5, conhecido na China como Galaxy E5, estreou no mercado chinês em 3 de agosto de 2024 e rapidamente se tornou um sucesso. Em apenas 119 dias, o modelo alcançou a marca de 60 mil unidades entregues. O SUV elétrico foi flagrado no Brasil no mês passado.
O SUV é construído sobre a arquitetura GEA da Geely, derivada da plataforma SEA (Sustainable Experience Architecture), que é a mesma utilizado por modelos como o Volvo EX30 e o Zeekr X. Esse design incorpora tecnologias avançadas, como a integração de bateria no chassi (CTB – Cell-to-Body), que melhora a rigidez estrutural, reduz o centro de gravidade e oferece uma distribuição de peso equilibrada de 50:50.
Medindo 4,62 metros de comprimento, 1,90 metro de largura e 1,67 metro de altura, o E5 conta com uma distância entre eixos de 2,75 metros, proporcionando um espaço interno de 4,03 metros quadrados. O modelo também oferece 33 compartimentos de armazenamento, incluindo opções únicas como gavetas sob os bancos traseiros.
O sistema de propulsão do Galaxy E5 inclui um motor elétrico de 160 kW (218 cv), permitindo uma aceleração de 0 a 100 km/h em 6,9 segundos. As opções de bateria incluem capacidades de 49,52 kWh e 60,22 kWh, que oferecem autonomias de 440 km e 530 km, respectivamente, conforme o ciclo chinês de medição. (Motor 1/Thiago Moreno)