Transporte Moderno
O preço do diesel registrou uma significativa alta devido a reajustes anunciados pela Petrobras e alterações nas alíquotas do ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços), que entraram em vigor no dia 1º de fevereiro. Segundo o mais recente levantamento do Índice de Preços Edenred Ticket Log (IPTL), o diesel comum teve um aumento de 3,74% em relação à média de janeiro, atingindo R$ 6,49. Já o diesel S-10, mais utilizado em veículos pesados e caminhões, apresentou alta de 4,46%, com o valor médio chegando a R$ 6,57. Na comparação com o mesmo período de 2024, os preços subiram 8,16% e 7,07%, respectivamente.
O IPTL é um índice de preços de combustíveis consolidado com base nos abastecimentos realizados nos 21 mil postos credenciados da Edenred Ticket Log.
Douglas Pina, diretor-geral de mobilidade da Edenred Brasil, explica que esses aumentos são reflexo de dois fatores principais: a atualização das alíquotas do ICMS, que impacta diretamente o custo de distribuição, e o reajuste anunciado pela Petrobras. “Esses fatores se somam a um cenário de alta nos combustíveis, observado desde dezembro, impulsionado pela valorização do petróleo no mercado internacional e pela variação cambial, que afeta os custos de importação e distribuição”, afirmou Pina.
Segundo ele, o impacto desses reajustes se faz sentir não apenas nos custos de transporte, mas também em toda a cadeia produtiva, especialmente em um momento de recuperação econômica, onde o preço do combustível pode influenciar diretamente o preço de bens e serviços. (Transporte Moderno)