O Estado de S. Paulo/Mobilidade
A Lecar, nova montadora brasileira de veículos sustentáveis, e a WEG, empresa localizada em Santa Catarina que atua no setor de tecnologia e soluções em energia, assinaram um memorando que prevê o fornecimento de geradores e inversores elétricos.
O acordo permitirá a produção em larga escala para o modelo híbrido 459 e outros carros eletrificados da marca, com previsão de lançamento a partir de 2026.
Segundo a WEG, a tecnologia do gerador combina a sustentabilidade da propulsão elétrica com a autonomia e flexibilidade do motor a combustão flex, ajudando a mitigar a pegada de carbono.
Híbrido flex
“A parceria possibilita o desenvolvimento do nosso automóvel híbrido flex, por meio de uma tecnologia única no mercado, que alia motores a combustão fl ex e elétrico e gerador WEG”, diz Flávio Figueiredo de Assis, CEO da Lecar.
Para Carlos Grillo, diretor superintendente da WEG Digital e Sistemas, a união com a Lecar representa um marco na eletrificação da mobilidade brasileira. “Vamos iniciar o desenvolvimento e o fornecimento dos componentes de alto desempenho elétrico para o primeiro carro híbrido flex nacional”, comemora. (O Estado de S. Paulo/Mobilidade)