Bolonha (ITA) investe 75 milhões de euros em ônibus a hidrogênio

Frota & Cia

 

A Europa segue acelerando na esteira do ESG e cada vez apostando um pouquinho mais no hidrogênio. Nesta semana, a operadora de transporte público Bolonha TPER, da cidade de Bolonha, no norte da Itália, anunciou a compra de veículos Solaris Urbino 12 Hydrogen.

 

O investimento total para os ônibus é grande: 75 milhões de euros, sendo 69,9 provenientes do fundo Next Generation EU. No total, até 2026, haverá 127 FCEVs em Bolonha e 10 em Ferrara, após a licitação concedida em 2023. Além disso, até o final desta década, de acordo com o roteiro elaborado pela operadora, 12% da frota será movida hidrogênio.

 

Para toda a operação fazer sentido, é importante lembrar da necessidade de infraestrutura. Por isso, como parte do ‘projeto de hidrogênio’, serão construídas três estações de reabastecimento de hidrogênio, sendo duas em Bolonha e uma em Ferrara. Quando estiverem totalmente operacionais, haverá quatro plantas, três em Bolonha e uma em Ferrara, para o reabastecimento e, em parte, a produção de hidrogênio gerenciada diretamente pela TPER.

 

Premiado

 

Durante a IAA 2024, realizada em Hannover, na Alemanha, O Solaris Urbino de 18 metros foi o grande premiado da feira, recebendo o título de Bus of The Year 2025. Essa foi a primeira vez, na história, que um ônibus a hidrogênio venceu o prêmio.

 

O Solaris Urbino 12 Hydrogen (12 metros) está em serviço em 35 cidades em dez países europeus. O modelo do fabricante polonês é equipado com uma célula de combustível de 70 kW e cinco tanques montados no teto que podem conter 37,5 kg de hidrogênio, permitindo um alcance de mais de 350 km em um único tanque. (Frota & Cia/Victor Fagarassi)