Cresce a utilização do GNV em veículos comerciais em São Paulo

Truck & Bus Builder América do Sul

 

A Comgás, a maior distribuidora de gás encanado da América Latina, realiza a instalação de garagens de gás natural veicular (GNV) nas operações de três empresas no estado de São Paulo, Ypê, Nelcar e Grupo SADA. Essa iniciativa demonstra o crescimento no uso do GNV em veículos comerciais no estado e visa atender demandas por alternativas de menor impacto ambiental no setor de transporte pesado.

 

Localizada em Amparo, na cidade de São Paulo, a Ypê é uma das maiores fabricantes de produtos de limpeza e cuidados pessoais do Brasil. Com seu contrato de seis anos com a Comgás para a instalação de três ramais de GNV, com um volume total de 10,65 milhões de m³, a Ypê planeja expandir sua frota para 42 caminhões 100% movidos à GNV até 2028.

 

A transição do uso do diesel para o uso do GNV reduz custo operacional e principalmente as emissões de carbono, reflete o compromisso da Ypê com práticas sustentáveis, alinhando-se ao conceito ESG e consolidando a sua atuação em prol da responsabilidade ambiental no setor.

 

A NELCAR, especializada no transporte rodoviário de contêineres no Porto de Santos, vem buscando soluções sustentáveis e de alto desempenho e oferta aos seus clientes embarcadores veículos movidos à GNV (cavalo Mecânico Scania G410 6×2). Inicialmente com consumo de 40.000 m3, atualmente implementa a instalação de dois bicos de alta vazão em sua garagem e pretende atingir  este ano  20 veículos na frota, com potencial de consumo de 140.000 m³.

 

Essa expansão demonstra a viabilidade do GNV como fonte alternativa sustentável, contribuindo para a descarbonização no transporte rodoviário, enquanto a NELCAR oferece cada vez mais soluções logísticas eficientes, contribuindo para um futuro mais limpo. A NELCAR se posiciona como player relevante no atendimento à cadeia do Agro.

 

O Grupo SADA, maior conglomerado de logística e transporte de veículos zero quilômetro da América Latina, tem um projeto de transformação de parte de sua frota de caminhões movidos a diesel para veículos que utilizam o GNV. Até o final do primeiro trimestre de 2025, a frota de caminhões a gás da SADA passará dos atuais 11 para 31.

 

A iniciativa faz parte do compromisso da empresa com a sustentabilidade e a redução das emissões de dióxido de carbono (CO₂) de forma a contribuir com a descarbonização do setor.

 

GNV em alta

 

A Comgás vem acompanhando e apoiando o crescimento do mercado de caminhões e ônibus movidos a GNV, especialmente após a sanção da lei 18.065/2024, que concede a isenção do IPVA para ônibus e caminhões movidos a gás no estado de São Paulo. Ao longo de 2024, a companhia assinou seis novos contratos com transportadoras e indústrias, colaborando com a instalação de postos de GNV para suas garagens, e acresceu 10 novos postos com alta vazão em pontos estratégicos para atender a crescente demanda.

 

Com a instalação das garagens, a Comgás reforça seu compromisso em contribuir com um futuro verde, responsável e economicamente viável ao setor de transportes. Além de ser uma alternativa econômica e sustentável, o GNV desempenha um papel intermediário na transição energética global, ajudando a reduzir as emissões de gases de efeito estufa e poluentes atmosféricos enquanto a sociedade avança para o uso predominante de fontes de energia renováveis.

 

Sobre a Comgás

 

A Comgás possui mais de 23 mil quilômetros de rede de distribuição de gás encanado em 96 municípios, abastecendo os segmentos industrial, comercial, residencial e automotivo, além de viabilizar projetos de cogeração e disponibilizar gás para usinas de termogeração. A companhia atende mais de 2,6 milhões de clientes em sua área de concessão no estado de São Paulo: a Região Metropolitana de São Paulo, a Região Administrativa de Campinas, a Baixada Santista e o Vale do Paraíba. (Truck & Bus Builder América do Sul)