Estado de S. Paulo/Jornal do Carro
A Stellantis terá um reforço de peso no Brasil. Em encontro virtual com jornalistas, Emanuele Cappellano, CEO do grupo dono de marcas como Citroën, Fiat, Jeep e Peugeot, entre outras, disse que “um novo SUV compacto está a caminho”. Sem confirmar que o modelo será o Jeep Avenger, o executivo revelou que a novidade chegará “mais para o final de 2025 ou início de 2026”.
Isso porque é preciso prepara a fábrica de Porto Real (RJ) para produzir o jipinho, que será posicionado abaixo do Renegade. O grupo informou ainda que contratará mais 1.500 pessoas no País em 2025 – isso inclui profissionais para a planta de Betim (MG). O movimento é resultado dos R$ 3 bilhões que a empresa promete investir no Brasil até 2030.
Com isso, o Avenger será o primeiro Jeep feito no País fora da planta de Goiana (PE), de onde saem seus “irmãos” Compass e Commander, bem como a picape Fiat Toro. Vale dizer que o novo SUV utiliza a plataforma CMP, a mesma dos
Citroën C3, Aircross e Basalt produzidos justamente na fábrica do Rio de Janeiro.
O Avenger deve disputar compradores também com o inédito Volkswagen Tera (veja na próxima página). Além disso, vai conviver com o Renegade, que tem porte maior.
No novato, são 4,08 metros de comprimento e 2,56 m de distância entre os eixos. No Renegade, os números são de 4,27 m e 2,57 m, respectivamente. Porém, o Avenger tem 80 litros a mais de capacidade no porta-malas, que leva 380 l.
O trem de força será híbrido leve batizado pela Stellantis de Bio-Hybrid, que estreou no País nos Fiat Fastback e Pulse. O conjunto é formado pelo motor 1.0 turboflex de 130 cv de potência e 20,5 mkgf de torque e o sistema elétrico de 12V. Uma solução mais avançada, com motor 1.3 turboflex e sistema elétrico de 48V, que logo será lançada no Compass, não está descartada.
Leapmotor
Buscando “esconder o jogo”, Cappellano disse que a Stellantis fará um comunicado sobre a nova marca chinesa (ele se refere à Leapmotor) em abril. Ele não informou se estava falando sobre a apresentação da companhia ou o lançamento de produtos. Entretanto, deixou claro que a novata “não oferecerá somente carros elétricos”.
As principais apostas são o hatch compacto T03, rival do BYD Dolphin Mini no País, por exemplo, e o SUV C10. Capellano também afirmou que a empresa deve produzir veículos no Brasil. “Dificilmente dá para ter expansão sem uma forte localização”, afirmou.
A produção nacional seria uma resposta especialmente ao avanço da BYD. A chinesa deve começar a montar veículos híbridos e elétricos na Bahia a partir do fim deste ano.
Cappellano também confirmou a participação das marcas da Stellantis no Salão do Automóvel de São Paulo, que volta em 2025 após um hiato de sete anos. Porém, a presença da Leapmotor não foi definida.
O evento regressa ao Anhembi, na zona norte, de 22 de novembro a 1º. de dezembro. (Estado de S. Paulo/Jornal do Carro/Raphael Panaro)