Nissan Kicks Play 2025 é lançado com mesmo visual à espera da nova geração

Auto Esporte

 

Após confirmar o nome Kicks Play nos Estados Unidos, a Nissan anunciou nesta última terça-feira em evento no Estádio do Maracanã a mudança da nomenclatura (e do posicionamento) do SUV compacto no Brasil. Com isso, o modelo poderá conviver com a nova geração, que será lançada nos próximos meses — a marca japonesa evitou ao máximo falar de seu maior lançamento no ano.

 

Já sabemos que a nova geração do modelo está prevista para estrear no segundo trimestre, será posicionado acima da versão atual e com preços em uma faixa de R$ 150 mil a R$ 180 mil.

 

Como é o Kicks Play 2025

 

O Nissan Kicks Play mantém o motor 1.6 aspirado flex de até 113 cv e 15,5 kgfm. Os preços serão revelados nos próximos dias, mas deve ficar posicionado entre R$ 120 mil e R$ 150 mil. A versão topo de linha do modelo, Exclusive, não está mais disponível no catálogo, portanto, agora são apenas três opções: Sense, Active Plus e Advance Plus.

 

O consumo de combustível das três versões, de acordo com a Nissan, é de 7,8 km/l na cidade e 9,4 km/l na rodovia, quando abastecido com etanol, já com gasolina os respectivos índices sobem para: 11,3 km/l e 13,7 km/l.

 

Entre as novidades nos equipamentos, quem comprar o Kicks Play vai ganhar assinatura de uma ano da Amazon Music. Já a versão Sense agora tem uma inédita opção de design da roda de 17 polegadas, enquanto a nova opção topo de linha, Advance Plus, vem de série com o o pacote Nissan Safety Shield, que traz alerta de colisão frontal com frenagem automática.

 

A linha 2025 chega às lojas com as seguintes opções de cores: Branco Diamond, Prata Classic, Cinza Grafite, Preto Premium e Vermelho Malbec.

 

Novo Nissan Kicks

 

A fábrica de Resende (RJ) já está sendo preparada para fazer a segunda geração do Kicks. Foram R$ 2,8 bilhões em investimentos na unidade do sul fluminense. O resultado prático poderá ser visto a partir do início de maio, quando a produção em série terá início. Outra informação apurada por Autoesporte prevê que a produção da geração antiga corresponderá a 40 mil unidades por ano. Já o novo Kicks terá cerca de 55 mil unidades anuais como meta.

 

A produção em série vai começar em maio, mas a Nissan quer saber como o novo Kicks anda com a motorização que vai estrear no Brasil, o mesmo 1.0 turboflex de três cilindros com injeção direta de combustível desenvolvida pela Horse e que já equipa o Renault Kardian. Originalmente, o motor HR10DDT rende 110 cv e 20,4 kgfm com gasolina. No Kardian, com a adoção da tecnologia flex, houve um salto para 120 cv e 20,4 kgfm com gasolina, e 125 cv e 22,4 kgfm com etanol.

 

Vale lembrar que a nova geração é maior do que a atual. São 4,37 metros de comprimento (6 centímetros extras). Essa dimensão deixa o SUV compacto próximo ao de modelos médios, como o Jeep Compass (4,40 m), por exemplo. As medidas de entre-eixos de 2,66 m (+ 4 cm), largura de 1,80 m (+ 4 cm) e altura de 1,63 m (+ 2 cm) também cresceram.

 

Fusão de Honda, Nissan e Mitsubishi

 

Honda e Nissan assinaram, em 23 de dezembro do ano passado, o plano de fusão para criar uma holding até 2026. Somadas à Mitsubishi, a combinação das empresas resultará na terceira maior fabricante de veículos do mundo, atrás apenas de Toyota e Volkswagen.

 

Durante a coletiva de imprensa na apresentação do Kicks Play, Gonzalo Ibarzábal, presidente da Nissan no Brasil, fez um breve comentário sobre a fusão: “Vamos falar do elefante na sala que é a situação com a Honda. O que eu posso dizer é que nós temos certas datas para cumprir. O CEO foi claro que em junho de 2025 vamos ver novidades e coisas para comunicar com mais precisão”.

 

Se bem-sucedida, a fusão entre Honda e Nissan pode ser finalizada até 2026, com a Honda devendo nomear a maioria dos diretores e o presidente da nova empresa. A entidade resultante se tornaria uma empresa de US$ 50 bilhões. (Auto Esporte/André Paixão e André Schaun)