Motor 1
Vivendo um bom momento no Brasil desde o lançamento do Tiggo 7 Sport, a CAOA Chery deve voltar a investir em mais modelos da família Tiggo em breve. Pelo menos é o que indica o teaser mostrado pela marca em seu Instagram.
A postagem anuncia: “Dois ícones, uma revolução. Algo grandioso está chegando… Prepare-se para uma nova era de potência e tecnologia.”. Nela, é possível observar dois SUVs da família Tiggo: o 7 na versão PHEV (híbrida plug-in), que deve ser fabricada no país, e seu irmão maior, o Tiggo 8, que também oferece uma versão híbrida desse tipo e será reestilizado.
Os dois fazem parte do plano de investimentos anunciado em 2023, quando a planta de Anápolis (GO) recebeu um aporte de R$ 3 bilhões para a ampliação da produção de toda a linha Tiggo durante um período de cinco anos.
Na motorização, tanto o Tiggo 7 quanto o Tiggo 8 serão equipados com um motor 1.5 turbo de quatro cilindros, que, sozinho, gera 147 cv e 22,4 kgfm. Ele trabalha junto com dois motores elétricos, de 170 cv e 34,2 kgfm, chegando a uma potência combinada de 317 cv e 56,6 kgfm.
A transmissão é do tipo dupla embreagem de 11 marchas, sendo que apenas três são mecânicas e as demais são simuladas. A bateria deve ser a mesma de 19,27 kWh e, na China, a autonomia no modo elétrico é de 100 km, mas esse número deve cair para 54 km no ciclo de testes do Inmetro.
Atualmente, apenas o Tiggo 8 Pro Plug-in Hybrid é vendido no Brasil pela CAOA Chery com essa tecnologia, com preço de R$ 264.990. Caso realmente seja nacionalizado, é possível que seu preço caia, já que não pagará imposto de importação.
No caso do Tiggo 7 Plug-in, seu preço deverá ficar entre a versão Pro Hybrid Max Drive, hoje vendida por R$ 181.990, e a versão Plug-in do Tiggo 8. (Motor 1/Thomas Tironi)