Strada, Polo e Onix: trio inicia 2025 novamente à frente.

AutoIndústria

 

O mercado brasileiro começou 2025 sem mudanças relevantes no ranking dos automóveis e comerciais leves mais vendidos. A começar pelo topo: a Fiat Strada, modelo líder de licenciamentos no País nos últimos quatro anos, foi novamente o veículo mais emplacado em janeiro.

 

A picape compacta encerrou o mês com cerca de 8,8 mil licenciamentos, crescimento da ordem de 10% em mercado que na média avançou 4,2% sobre janeiro de 2024.

 

O segundo veículo mais negociado foi também o vice-líder no ano passado: o Volkswagen Polo somou 5,8 mil emplacamentos e superou por pouco, cerca de 200 unidades, o Chevrolet Onix, também o terceiro lugar em 2024.

 

O quarto veículo mais vendido em janeiro é também um Chevrolet. Com 5,4 mil licenciamentos, o Tracker inicia 2025 na ponta do segmento de SUVs, o maior do mercado brasileiro, responsável por 48% dos licenciamentos e que teve seis dos dez veículos mais negociados em janeiro.

 

Os dez veículos mais vendidos jan-2025 (em mil unidades)

 

Veículos / Unidades

 

1° / Fiat Strada / 8,8

2° / Volkswagen Polo / 5,8

3° / Chevrolet Onix / 5,6

4° / Chevrolet Tracker / 5,4

5° / Volkswagen T-Cross / 5,3

6° / Fiat Argo / 5,2

7° / Nissan Kicks / 4,4

8° / Jeep Compass / 4,4

9° / Hyundai Creta / 4,4

10° / Honda HR-V / 4,3

 

Tanto no ranking geral como entre os utilitários esportivos, o Volkswagen T-Cross ficou muito próximo do Tracker ao acumular 5,3 mil unidades emplacadas e bater também por estreita margem o Fiat Argo, sexto colocado com quase 5,2 mil licenciamentos.

 

No seleto grupo dos dez veículos mais vendidos ficaram ainda mais quatro utilitários esportivos. Nissan Kicks, Jeep Compass, Hyundai Creta e Honda HR-V compuseram, nessa ordem, do sétimo ao décimo lugar.

 

É bom destacar que a diferença entre os modelos da Nissan, sétimo colocado — que ainda no primeiro semestre ganha uma nova geração totalmente nova — e o da Honda, décimo, foi de menos de duas centenas de unidades, um quádruplo “empate técnico” portanto.

 

Das marcas de origem chinesa, o produto mais negociado em janeiro tem passaporte brasileiro. O Caoa Chery Tiggo 7 alcançou 2,6 mil unidades e aparece na 23ª colocação.

 

O BYD Song Pro, concorrente chinês com o segundo melhor desempenho comercial, limitou-se a pouco maios de 2,2 mil emplacamentos e o terceiro, GWM Haval, a quase 1,8 mil.

 

As marcas chinesas, aponta a Bright Consulting, detiveram 8,8% das vendas no mês passado,1,2 ponto porcentual da participação alcançada em dezembro. No total, o mercado interno absorveu 158,3 mil automóveis e comerciais leves no primeiro mês de 2025. (AutoIndústria/George Guimarães)