Sobre janeiro de 2024, venda de veículos leves cresce 4,2%

AutoIndústria

 

Com média diária de 7.195 unidades e total de 158.295 emplacamentos, o mercado de veículos leves inicia 2025 com balanço positivo, visto que a queda de 34,9% sobre dezembro (243.221) reflete movimento sazonal em toda virada de ano.

 

O relevante é o crescimento de 4,2% sobre janeiro do ano passado, quando foram registrados 151.840 licenciamentos de automóveis e comerciais leves, conforme dados divulgados nesta segunda-feira, 3, pela Bright Consulting.

 

O segmento de eletrificados teve expansão bem maior no comparativo interanual, de expressivos 34,9%. Foram 15.921 emplacamentos, ante os 11.796 do mesmo mês de 2024. Com relação a dezembro (21.394 unidades), o recuo é de 25,6%.

 

Marcas chinesas ampliam participação para 8,8% nas vendas totais de veículos leves. Por subsegmento, as vendas de eletrificados foram de 3.858 unidades de BEV (24,23%), 6.335 unidades de PHEV (39,79%) e 5.728 unidades de MHEV/HEV:

 

Com relação às marcas tradicionais, Fiat ganhou 1,14 ponto porcentual de penetração, passando de 20,56% em dezembro para 21,70% em janeiro. Também a Toyota teve pequena elevação, de 6,55% para 6,74%, enquanto Jeep conquistou o maior avanço, de 4,21% para 5,83%, mais 1,62 p.p.

 

Já a Volkswagen perdeu 3,2 p.p., caindo de 16,55% para 13,35%, e a Hyundai recuou 2,07 p.p., de 8,24% para 6,17%. A perda da General Motors foi de 0,92 p.p., de 13,33% para 12,41%.

 

As vendas diretas limitaram-se a 35,40% das vendas, abaixo dos 45,86% de dezembro e também levemente inferior aos 36,41% de janeiro de 2024.

 

São Paulo segue na liderança do mercado nacional, com 25,43% das vendas, enquanto Minas Gerais ficou em segundo com 14,85%, seguido por Paraná (6,34%) e Rio Grande do Sul (5,82%). (AutoIndústria/Alzira Rodrigues)