Motor 1
Pegando todos de surpresa, a Ford Argentina acaba de reajustar sua tabela de preços e aplicar reduções generosas em boa parte de seu catálogo de veículos no país vizinho. A nova tabela veio apenas um dia após o anúncio feito pelo ministro da economia Luis Caputo, que eliminaria impostos para veículos com preços entre 41 e 75 milhões de pesos (entre R$ 231 mil e R$ 423 mil).
Antes, veículos enquadrados nessa faixa de preço tinham alíquota de 20%. Também houve redução para veículos com preço acima de 75 milhões de pesos (R$ 416 mil), que passariam a pagar 18%. A medida da Ford surpreendeu porque, na prática, as mudanças tributárias só começarão a vigorar a partir do primeiro dia útil de fevereiro, ou seja, no dia 3.
A decisão da marca foi interpretada como o início de uma interessante competição para conquistar novos clientes, em um contexto de mercado com regras mais claras e mais justas em termos de taxações. A marca garantiu que compensará todas as concessionárias que já adquiriram modelos com o antigo imposto. Entretanto, não especificou como.
Com reduções por faixas, os primeiros modelos incluídos na faixa do imposto são os SUVs Bronco Sport e o europeu Kuga Hybrid, que tiveram queda média de 15,5% no preço de tabela. Na segunda faixa, onde se encontravam o esportivo Mustang V8, a queda chega a 18%. O Bronco V6 teve queda de 13%, enquanto o SUV elétrico Mach-E ficou 8,5% mais barato.
Entretanto, nem todos os modelos sofreram reduções. Sua linha de utilitários, que não pagava a taxação conhecida anterior, conhecida como ”imposto de luxo”, e que é composta pelas picapes Maverick, Ranger, F-150 e a van Transit, tiveram aumento de 2% pela inflação no período.
Chefão da Ford comemora queda de impostos
Martin Galdeano, presidente da Ford América do Sul, também foi o primeiro executivo da indústria automotiva do país a comemorar as medidas anunciadas por pelo ministro da economia: “Consideramos uma excelente notícia o fato de o governo continuar com esse caminho de redução de impostos, especialmente aqueles que são distorcidos para o mercado, como os impostos internos”.
Apesar da queda dos impostos, a medida não afetará a oferta de híbridos ou elétricos mais baratos, que também tiveram alíquota zerada para até 50 mil veículos em carros com preço de até US$ 16 mil (R$ 95 mil) importados ao país. Entretanto, a Ford não tem nenhum produto do tipo em seu portfólio, já que está focando em modelos mais caros. (Motor 1/Carlos Cristófalo, traduzido por Thomas Tironi)