AutoIndústria
Com participação do vice-presidente da República e titular do MDIC, Geraldo Alckmin, a Festa de 100 anos da General Motors no Brasil teve um pouco de tudo, de discursos de políticos a balanço de 2024 e promessas para 2025, passando por um belíssimo show com músicas que marcaram diferentes momentos de sua trajetória no mercado brasileiro.
A surpresa ficou para o final, quando em aparição relâmpago passou pelo palco do espaço Arca, na Zona Oeste de São Paulo, o compacto Chevrolet Spark EUV, modelo 100% elétrico lançado para concorrer com o BYD Dolphin mundialmente.
Questionado sobre sua chegada ao Brasil ainda este ano, o vice-presidente da GM América do Sul, Fábio Dias, simplesmente desconversou, mostrando-se apenas feliz com o sucesso da festa dos 100 anos.
O Spark EUV pertence na China à marca Baojun, fruto de joint-venture entre a GM e a Shanghai Automotive Industry Corporation (SAIC Motor).
Um pouco antes da aparição do elétrico, o presidente da GM América do Sul, Santiago Chamorro, confirmou cinco lançamentos no Brasil ainda em 2025, “incluindo modelos inéditos com diferentes tecnologias”, e prometeu dez novos modelos híbridos e elétricos para os próximos anos.
Um dos lançamentos será em segmento no qual a marca ainda não atua. Montadora há mais tempo atuando no Brasil, a GM iniciou operações no bairro do Ipiranga, na capital paulista, em 26 de janeiro de 2025, inaugurando quatro anos depois a fábrica de São Caetano do Sul, no ABC paulista.
Além de clientes, colaboradores, concessionários, fornecedores, jornalistas e líderes globais da GM, incluindo Shilpan Amin, vice-presidente sênior da GM e presidente da GM International, também participaram da festa de 100 anos, realizada na noite de quinta-feira, 23, governadores e autoridades dos três estados nos quais a empresa tem fábricas (SP, SC e RS).
“A paixão pela nossa marca Chevrolet no Brasil é incomparável. Ela faz parte da história do País – e temos planos empolgantes para o futuro. O Brasil é o terceiro maior mercado da Chevrolet no mundo e continua sendo prioridade para a GM globalmente. Estamos ansiosos para continuar construindo nosso profundo legado no Brasil, trazendo novos veículos e tecnologias para nossos clientes”, declarou Shilpan Amin.
Chamorro, por sua vez, lembrou que o centenário da GM no Brasil marca um dos momentos mais significativos de transformação da marca Chevrolet, que até 2028 está investindo R$ 7 bilhões no Brasil:
“Continuaremos a inovar, sempre focados em oferecer soluções que conectam as pessoas ao que realmente importa, de maneira mais personalizada e ágil, para atender às novas demandas dos consumidores”, comentou o executivo, informando que ainda este ano a empresa vai anunciar o que contempla a segunda safra do aporte em andamento no País. (AutoIndústria/Alzira Rodrigues)