Frota & Cia
A Geotab, empresa canadense que monitora mais de 4,3 milhões de veículos no mundo, baseia seus serviços no acompanhamento de frotas em tempo real. Para tanto, a companhia utiliza um software capaz de informar as empresas sobre características do motorista, como o uso excessivo de freadas bruscas, consumo de combustível, voltagem da bateria, pressão dos pneus, acidentes, elétricos e muitos outras.
O foco é possibilitar o menor CTO (Custo Total de Operação) possível, através do controle de uma série de itens importantes à gestão inteligente da frota e sua segurança, especialmente daquelas que trabalham com operações de risco, como vasos de pressão e transporte de combustível.
“O histórico de informações viabiliza a implantação de melhorias operacionais e de precificação pelo conhecimento aprofundado do serviço e de suas necessidades”, diz Eduardo Canicoba, vice-presidente da Geotab no Brasil.
Eficiência e segurança
Uma das características do dispositivo de telemática GO9 da Geotab é atender a criticidades específicas em tempo real. O sistema fornece um relatório de reconstrução de colisões, com dados críticos sobre os incidentes, como o histórico de viagens, dados sobre direção do veículo, trocas de marcha, perfil de velocidade, acelerômetro e gráficos rpm.
Ao rever e analisar estes dados, é possível identificar precisamente os eventos da colisão, como a posição do veículo e o ponto de impacto em qualquer acidente. Com a massa de informações armazenadas e dados detalhados é possível, ainda, otimizar a eficiência operacional e a segurança das frotas, ajudando os gestores a tomar decisões mais rápidas e precisas.
Segundo Canicoba, o impacto das tecnologias da Geotab tem sido substancial. Na PepsiCo América Latina as soluções ajudaram a alcançar 90% no Índice de Condução Segura (ICS), melhorando a segurança e a eficiência das operações. Já na No Carbon, divisão da JBS, o auxílio da telemática Geotab permitiu que as emissões anuais de CO2 caíssem em mais de 3 mil toneladas.
“A combinação de telemática e IA criará novas oportunidades de crescimento, ajudando nossos clientes a se destacarem em um mercado cada vez mais competitivo”, garante o executivo. (Frota & Cia/Pedro Bartholomeu)