InsideEVs
O MINI Aceman 2025 está confirmado como um dos principais lançamentos da marca no Brasil e chegará ao mercado no primeiro trimestre de 2025. Apresentado originalmente no Salão de Pequim, em abril do ano passado, o SUV elétrico compacto combina design inovador, espaço otimizado e tecnologia de ponta, sendo oferecido exclusivamente na versão elétrica.
Inspirado na filosofia “Charismatic Simplicity”, o MINI Aceman 2025 ostenta linhas modernas ao mesmo tempo em que preserva a identidade da Mini. No interior, a cabine oferece espaço para cinco ocupantes e um porta-malas de 300 litros, além de contar com uma central multimídia de 9,44 polegadas e um sistema operacional intuitivo – o mesmo utilizado nas linhas Cooper e Countryman.
Com dimensões intermediárias entre o Cooper e o Countryman, o novo Aceman mede 4.076 mm de comprimento, 1.754 mm de largura e 1.495 mm de altura. Diferente dos outros modelos da marca, que oferecem opções híbridas ou a combustão, o Aceman é exclusivamente elétrico, reafirmando o compromisso da MINI com a mobilidade sustentável.
Disponível em duas versões
Versão de entrada: motor elétrico de 184 cv e 29,5 kgfm de torque, bateria de 40,7 kWh e autonomia de até 310 km (ciclo WLTP).
Versão SE: potência de 218 cv, torque de 33,6 kgfm, bateria de 54,2 kWh e autonomia de até 406 km.
Essas configurações são as mesmas do Cooper SE, mas ainda não foi anunciado qual versão será comercializada no Brasil.
Além disso, o MINI Aceman 2025 oferece 8 modos de condução Mini Experience, que ajustam a iluminação, os gráficos da tela e até mesmo os sons internos, criando diferentes atmosferas. O modelo também conta com o avançado sistema MINI Operating System 9, que traz conectividade aprimorada, o assistente pessoal inteligente “Spike” e iluminação ambiente personalizável.
Com lançamento oficial no Brasil previsto para o início de 2025, o MINI Aceman 2025 se posicionará como uma opção premium no competitivo segmento de SUVs elétricos compactos. Entre seus principais rivais estarão o Volvo EX30, atualmente o elétrico mais vendido da marca. (InsideEVs/Julio Cesar)