Transporte Moderno
A Amazon realizou o maior pedido de caminhões elétricos de sua história, com mais de 200 unidades do Mercedes-Benz eActros 600, modelo da Mercedes-Benz Trucks. Esta é também a maior encomenda de caminhões elétricos na história da fabricante de caminhões.
Os veículos elétricos serão utilizados em rotas de alta quilometragem que fazem parte da rede de transporte de médio alcance da Amazon, movimentando contêineres entre os centros de distribuição, centros de triagem e estações de entrega da empresa. Mais de 140 caminhões serão alocados no Reino Unido e mais de 50 na Alemanha, com a expectativa de que esses veículos de emissão zero transportem mais de 350 milhões de pacotes sem emissões de escape.
Esse pedido é precedido pelos testes práticos de um protótipo quase em série do eActros 600, realizado em um dos centros logísticos da Amazon na Alemanha.
O caminhão elétrico é capaz de percorrer até 500 quilômetros sem necessidade de recarga intermediária. Essa autonomia é alcançada sob condições realistas, com uma massa total combinada de 40 toneladas, podendo até ser superada dependendo do estilo de direção e da rota. A recarga intermediária, durante os intervalos obrigatórios dos motoristas, é possível mesmo sem a recarga em megawatts (MCS), desde que haja infraestrutura de carregamento disponível. Além de suportar o carregamento CCS de até 400 kW, o eActros 600 também permitirá carregamento em megawatts futuramente. (Transporte Moderno)