Portal Terra/Mobilidade
Nesta semana, a Chevrolet anunciou novidades para os motores 1.0 e 1.2 turbo dos modelos Tracker e Montana. No entanto, a marca americana deixou de fora a dupla Onix e Onix Plus, que traz o motor 1.0 turbinado em algumas versões. Os novos modelos também terão o mesmo upgrade de potência e torque, que deve chegar ao mercado junto com a primeira reestilização da atual geração, em meados de 2025.
Em janeiro entra em vigor a próxima fase do Proconve L8, que terá regras mais rígidas para limites de emissões de gases, ruídos e partículas. Com isso, o motor 1.0 turbo do Onix e Onix Plus também ganhará as melhorias que já estão disponíveis para o Tracker, que recebeu injeção direta de combustível e atualizações de software. Sendo assim, o motor 1.0 turbo flex passará de 116 cv a 121 cv, enquanto o torque sobe de 164 Nm para 185 Nm.
Já o câmbio pode ser um manual ou um automático, ambos de seis marchas. O consumo também deve melhorar – no Tracker 1.0 turbo, a diferença chega a 3,6% no ciclo urbano com gasolina. Outra mudança deve ser no desempenho, com 0 a 100 km/h feito em tempo menor do que o atual.
Junto com as novidades, a Chevrolet também aproveitou para comparar a evolução dos seus motores ao longo do tempo. Com as últimas atualizações, o motor 1.0 do Tracker passa a entregar exatamente a mesma potência (121 cv) do antigo 2.0 do Kadett GSi, um motor com o dobro do tamanho em um carro esportivo dos anos 90.
O novo motor 1.0 turbo deve estrear nas linhas Onix e Onix Plus já no primeiro semestre de 2025, junto com uma reestilização visual. Já flagrados em testes, a dupla terá mudanças relevantes na dianteira e na traseira. Os faróis terão luzes de LED e nova assinatura visual. A grade dianteira ganhará um novo formato, mais parecido com o Chevrolet Monza chinês.
O para-choque também será novo, com novas entradas de ar em formato de fenda nas extremidades. Na lateral, a única mudança serão as novas rodas, visto que as unidades em testes parecem ter os mesmos retrovisores e piscas laterais nos para-lamas dos modelos atuais.
Na traseira, as lanternas terão o mesmo formato atual, tanto para o hatch como no sedã Onix Plus. No entanto, as peças devem ganhar novo arranjo interno de luzes. O que também deve mudar é o para-choque. Já as demais peças de estamparia não devem ter mudanças, como é de praxe em reestilizações mais leves.
No interior, os novos Chevrolet Onix e Onix Plus devem ganhar mais novidades. É esperado que a dupla receba o mesmo painel digital e central multimídia que estrearam este ano no Spin. Já o acabamento interno, que é um dos pontos mais criticados da dupla, também deve ganhar materiais mais refinados e encaixes melhores.
O nível de equipamentos deve ser um pouco maior, com destaque para mais itens de conectividade e de segurança, como no novo Spin. Dentre eles, os novos Onix e Onix Plus devem oferecer frenagem autônoma de emergência, alertas de ponto cego e colisão, assim como sistema de manutenção e centralização em faixa. Os preços devem se manter no patamar atual. (Portal Terra/Mobilidade/João Buffon)