Totalmente novo, Equinox 2025 chega em duas versões

Jornal do Carro

 

O Equinox 2025 chega às autorizadas como o sexto, e último, lançamento da Chevrolet no Brasil em 2024. A quarta geração do SUV médio é feita no México e visa disputar compradores com Jeep Compasse Toyota Corolla Cross. Há duas versões com o mesmo trem de força e tabela, de R$ 267 mil, que se diferenciam pelo acabamento e poucos detalhes.

 

Inédita no País, a Active, avaliada pelo Jornal do Carro, tem estilo aventureiro. Os pneus de perfil alto são calçados em rodas de 19 polegadas e a cabine tem acabamento claro. Na RS, que já era vendida no País, o visual é mais esportivo, com destaque para os revestimentos internos pretos com detalhes vermelhos. As rodas têm 20” e o teto é pintado de preto.

 

O visual das novas versões com motor a combustão é bem menos futurista que o das com propulsão elétrica. A dianteira, por exemplo, é alta, com faróis divididos em dois blocos e lanternas em forma de “Y”.

 

Nas dimensões, são 4,66 metros de comprimento na RS e 4,67 m na Activ. Em ambas, a l ar guraéde1,90m, a altura é de 1,71 me o bom entre-eixos tem 2,73 m. Assim, é maior que o de Compass (2,63 m), Corolla Cross (2,64 m) e Volkswagen Taos (2,68 m), por exemplo. O porta-malas tem 469 litros de capacidade.

 

O conjunto mecânico traz o conhecido motor 1.5 turbo a gasolina, que agora gera 177 cv de potência e torque de 28 mkgf. O ganho foi de 5 cv e 0,2 mkgf em relação ao anterior. O novo câmbio automático tem oito marchas – antes, eram seis.

 

A tração é sempre 4×4 por demanda. Segundo a GM, o sistema garante estabilidade e controle sobre piso escorregadio.

 

Na prática, o desempenho melhorou. A aceleração de 0 a 100 km/h, feita em 9,3 segundos, é quase 7% mais rápida do que a do SUV anterior. Nas retomadas, dá para ir de 60 km/h a 100 km/h em 6,3 segundos, o que ajuda nas ultrapassagens. Conforme dados do Inmetro, o novo Equinox roda até 9 km na cidade e 10, 7 km na estrada com um litro de gasolina.

 

5G nativo

 

Uma boa novidade é a estreia da tecnologia 5G nos carros da Chevrolet no País. Com isso, a velocidade de internet chega a ser 100 vezes mais rápida que a anterior, conforme a infraestrutura local.

 

O OnStar, que inclui serviços por assinatura de conectividade e segurança, foi mantido. Há wi-fi nativo e multimídia com Google built-in, exclusivo dos carros da GM, e atualizações de forma remota.

 

No pacote de segurança, o novo Equinox traz alerta de tráfego cruzado na frente e atrás, frenagem automática de emergência, sensor de ponto cego com correção da direção, controle de velocidade de cruzeiro adaptativo, câmera de 360º e retrovisor que projeta as imagens captadas na traseira.

 

Por fim, a abertura da tampa traseira é acionada por sensor de proximidade e há quadro de instrumentos digital de 11 polegadas. A central multimídia MyLink é compatível com Android Auto e Apple CarPlay e tem tela de 11,3”.

 

Logo ao entrar na cabine, é nítida a evolução em termos de acabamento e tecnologias. O revestimento traz materiais nobres e macios ao toque. A sensação de modernidade é garantida pela tela dupla formada pelo painel de instrumentos e o sistema multimídia.

 

Chamam a atenção o bom nível de conforto e o amplo espaço. Atrás, o assoalho plano proporciona um generoso vão para as pernas dos ocupantes.

 

Entre os poréns, os bancos dianteiros são curtos, o que reduz o apoio para as coxas. O volante tem aro bem grosso e, apesar de ser macio, pode comprometer a pegada.

 

Em movimento, o novo Equinox é agradável sobre pisos planos, mas se mostrou moroso e “pesadão” em trechos de subida de serra. Além disso, em curvas acentuadas o carro apresenta tendência de escapar de traseira, mesmo tendo tração integral e controles eletrônicos de estabilidade e tração.

 

A carroceria rola bastante, embora o SUV cumpra muito bem o papel de ser um carro familiar com excelentes espaço e conforto. Porém, não é a melhor escolha para quem busca uma tocada mais esportiva.

 

Vendas em 2024

 

O Compass deve encerrar 2024 como o líder de vendas dos SUVs médios no País. De janeiro a novembro, o Jeep feito em Goiana (PE) teve 45.341 emplacamentos e está 1.316 unidades à frente do Corolla Cross. No mesmo período, o vice-líder teve 44.025 vendas.

 

Em terceiro lugar, o Caoa Chery Tiggo 7 soma 28.052 vendas. Primeiro híbrido da lista, o GWM Haval H6 aparece em quarto, com 20.248 vendas. (Jornal do Carro/Thais Villaça)