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A Scania está bastante confiante em relação ao mercado de ônibus em 2025. “A nossa perspectiva é que o próximo ano seja tão bom ou até melhor que 2024. Já temos um número grande de encomendas e a carteira está praticamente preenchida até maio do próximo ano”, afirmou Gustavo Cecchetto, novo gerente de vendas de soluções para mobilidade da Scania operações comerciais Brasil, em entrevista para a Technibus.
A expectativa positiva para o segmento de urbanos, segundo Cecchetto, está atrelada a várias pautas de descarbonização das frotas das cidades. “A Scania tem um leque de oportunidades neste mercado, com um portfólio bastante sustentável e opção de veículos a diesel com mais eficiência energética, movidos a gás natural ou biometano e também a linha de veículos elétricos.”
Para o segmento rodoviário, a confiança está em praticamente todas as aplicações. “O mercado de fretamento tem uma perspectiva muito boa e nas linhas rodoviárias regulares também estamos olhando com bastante otimismo o ano de 2025 e para o turismo não é diferente”, comentou o gerente da Scania.
Para o segmento de fretamento, o carro-chefe de vendas continua sendo o modelo K 320 4×2. “A nossa performance em vendas desse veículo superou as nossas expectativas. Em 2024 esse veículo representou de 20% a 25% das nossas vendas e para 2025 começou muito forte, principalmente nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais e a expectativa é que o K 320 ganhe cada vez mais espaço neste mercado. Estamos imaginando que ele deve representar de 30% a 35% das nossas vendas em 2025”, disse Cecchetto.
Para linhas rodoviárias regulares e o segmento de turismo, a expectativa positiva da Scania para o próximo ano está vinculada aos dados macroeconômicos do setor. “Vemos um movimento de crescimento com as pessoas viajando mais no Brasil. No ano que vem, no primeiro semestre, teremos vários feriados prolongados e dias pontes e sabemos que isso influencia de forma positiva no transporte rodoviário de passageiros. E a previsão é que este segmento deve crescer”, afirmou Cecchetto.
Na Scania, o carro-chefe de vendas para as linhas de médias e longas distâncias é o ônibus K 410 6×2. “É o veículo que representa metade de tudo que a gente vende no ano, mas a nossa linha 8×2 também segue sendo um sucesso com as configurações de 450 e 540 cv”, destacou o gerente.
Novidades para 2025
Como principal novidade para 2025 a Scania passa a oferecer o novo painel digital e a nova arquitetura eletroeletrônica. “É a sétima geração da nossa arquitetura eletrônica e todos os veículos entregues a partir de abril de 2025 já contam com essas novas tecnologias, mais segurança, mais conforto, mais tecnologia, mais design para os nossos clientes no ano que vem”, disse Cecchetto.
Sustentabilidade
Com relação a sustentabilidade, a Scania enxerga para 2025 várias oportunidades neste movimento de descarbonização das frotas urbanas. “Em 2024 teve o lançamento do Novo PAC pelo governo federal que contempla investimento e a renovação de frota de mais de 4.000 ônibus e a Scania se apresenta como um parceiro que detém várias tecnologias e acreditamos neste futuro de várias tecnologias, de vários combustíveis convivendo em conjunto aqui no Brasil.”
O segmento de ônibus elétrico já tem o seu espaço nas principais cidades, segundo Cecchetto. “Mas vemos potencial também na gaseificação dos sistemas de mobilidade urbana, principalmente com a introdução do biometano. Vemos um universo de muitas possibilidades no segmento urbano para 2025”, afirmou o gerente da Scania.
Mobilidade no Brasil
O gerente da Scania avalia que 2024 foi um ano muito importante para a mobilidade no Brasil. “É um ano que consolida uma nova dinâmica de mercado no período pós-pandemia para a indústria de forma geral tanto os fabricantes de chassis quanto os de carrocerias e muito forte do ponto de vista de volume. Para a Scania, está sendo um ano muito especial.”
Cecchetto destacou que 2024 foi o ano em que a Scania reestruturou a equipe de vendas e escalou os volumes em mais de 55%, de 2023 para 2024. “A empresa ganhou bastante espaço, ganhou participação de mercado no segmento rodoviário motor traseiro, saiu de 29% de participação em 2023 para quase 40% em 2024, resultados que estão totalmente atrelados a essa nova dinâmica de trabalho focada em atender as necessidades dos clientes e também na linha Euro 6, portfólio que está bastante amplo, além da performance que está superando as expectativas dos nossos clientes”. (Portal Technibus/Sonia Moraes)