Na 1ª quinzena, 115,8 mil emplacamentos de veículos leves

AutoIndústria

 

As vendas de veículos leves na primeira quinzena de dezembro indicam leve recuo de 2,3% em relação ao memo período de novembro, com 115.878 e 118.614 emplacamentos, respectivamente, conforme dados divulgados pela Bright Consulting.

 

Também a média de licenciamentos por dia útil caiu no mesmo índice, baixando de 11.860 para 11.588. A queda de demanda no atacado justifica o pequeno recuo, visto que a participação das vendas diretas na quinzena foi de 46,2%, abaixo dos 54,1% registrados em novembro e inferior aos 49,4% do mesmo período em 2023.

 

Segundo a consultoria, as locadoras anteciparam compras durante o mês de novembro para garantir frota adequada para anteder o movimento crescente de locação no final do ano.

 

No que diz respeito ao mercado de eletrificados, o balanço da Bright Consulting mostra que a Fiat assumiu a liderança no segmento de MHEV (mild hybrids ou híbridos leves), com o modelo Fastback emplacando 854 unidades.

 

O mercado de veículos eletrificados somou 9.783 unidades na quinzena, marcando um crescimento significativo de 43,5% em relação ao mesmo período de novembro (6.816 unidades) e de 36,9% em comparação aos primeiros 15 dias de dezembro de 2023 (7.147 unidades).

 

OS BEV (100% elétrico) responderam por 36,8% desse mercado, retomando a liderança entre os eletrificados, enquanto os PHEV (híbrido plug-in) tiveram participação de 35% e os MHEV/HEV de 28,2%.

 

Por marcas, as líderes entre os BEV foram BYD (63,3%), Volvo (12,8%) e GWM (9,2%), entre os PHEV, a BYD (73%), GWM (15,6%) e Volvo (4,6%), e na categoria MHEV/HEV, a Fiat deteve 71% de participação, seguida da Mercedes-Benz com 11% e Chery com 5,7%.

 

Os modelos eletrificados mais vendidos por categoria foram:

 

BEV: Dolphin Mini (849 unidades)

PHEV: Song Pro (1.806 unidades)

MHEV: Fastback (854 unidades)

HEV: Corolla Cross (549 unidades)

 

A participação de marcas chinesas no mercado total de foi de 7,2%, uma leve queda em relação aos 7,9% da quinzena anterior. No entanto, as marcas chinesas representaram 61% de todas as vendas de eletrificados, consolidando sua liderança nesse segmento.

 

“No recorte regional, São Paulo liderou com 24,9% de participação, seguido por Minas Gerais (23,9%), Paraná (6,4%) e Rio Grande do Sul (5,7%). Minas Gerais perdeu participação em relação a novembro (28,1%), enquanto São Paulo também apresentou retração frente ao mês anterior (26,5%)”, informa a Bright Consulting. (AutoIndústria/Alzira Rodrigues)