Rampage Big Horn 2.2 turbodiesel de 200 cv chega por R$ 237.990 como a nova porta de entrada ao universo RAM

O Brasil Sobre Rodas

 

Anunciada no lançamento da linha 2025 da Rampage, a inédita versão Big Horn já está disponível em todo o Brasil a partir de R$ 237.990. Equipada exclusivamente com o recém-apresentado motor 2.2 Turbodiesel, ela chega para ser a nova porta de entrada da marca e do universo Ram, ampliando a gama de possibilidades para que os consumidores encontrem a Rampage que melhor atenda às diferentes demandas.

 

“A Ram é reconhecida pela expertise no desenvolvimento de picapes fortes, capazes e robustas. Com a chegada da inédita versão Big Horn, equipada com o novo motor 2.2 Turbodiesel de 200 cv e 450 Nm, cria-se uma nova porta de entrada para o modelo, ampliando o leque de possibilidades para nossos clientes na linha 2025, que traz um produto com ainda mais performance e eficiência. Com a versão Big Horn, a Rampage continua entregando força e confiabilidade em uma combinação inigualável dentro do segmento” afirma Juliano Machado, Vice-Presidente da Ram para a América do Sul.

 

Porta de entrada para o Mundo RAM

 

Com o já conhecido nome Big Horn, a nova versão da Rampage é equipada exclusivamente com o motor 2.2 Turbodiesel, apresentado recentemente durante o lançamento da linha 2025 da picape. O motor, desenvolvido globalmente e preparado especificamente para as necessidades do Brasil, possui a configuração de 4 cilindros em linha 16V e 2.184 cm³, que entrega 200 cv de potência a 3.500 rpm e impressionantes 450 Nm (45,9 kgfm) de torque a 1.500 rpm. Tais números se traduzem em potência e força entregues nos primeiros instantes de aceleração e resultam em mais agilidade no dia a dia e em ultrapassagens seguras nas rodovias: a aceleração de 0 a 100 km/h é feita em menos de 10 segundos, enquanto as retomadas de 60 a 100 km/h e 80 a 120 km/h são feitas em 6,4 e 8,0 segundos, respectivamente.

 

Quando o assunto é eficiência, o novo motor trabalha em conjunto com o câmbio automático de nove marchas, com um diferencial 14% mais longo na linha 2025 da Rampage. O resultado pode ser visto no consumo de combustível, que pode chegar a 10,6 km/l no uso urbano e 13,3 km/l em rodovias. Tais números levaram a Rampage 2.2 Turbodiesel a receber a nota máxima “A” no Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular (PBEV). Assim como nas demais versões, a tração 4×4 Auto, que distribui automaticamente a força para os dois eixos e conta com modo reduzida, é item de série, além do assistente de descida em rampa (HDC – Hill Descent Control).

 

Externamente, a Rampage Big Horn se diferencia das demais versões pela grade exclusiva, com bordas cromadas e aletas preto brilhante, que destacam o logo RAM cromado na parte superior da mesma, além das rodas de liga leve de 17″, com pneus 235/65. Os cromados também estão presentes nas molduras das janelas, nos espelhos retrovisores e no para-choque traseiro, equipado com sensores de estacionamento que trabalham em conjunto com a câmera de ré de alta definição. O sistema de iluminação é full LED, incluindo os faróis de neblina, que contam com a função cornering para uma iluminação mais precisa em curvas. A caçamba de 980 litros oferece revestimento interno, iluminação interna de LED e capota marítima como item de série. A tampa traseira, com trava elétrica e amortecimento, pode ser aberta remotamente através da chave presencial.

 

Internamente, a versão Big Horn apresenta o requinte e a tecnologia comum a todas as picapes Ram. A Rampage Big Horn possui quadro de instrumentos digital de 10,3 polegadas e a central multimídia com tela de 12,3 polegadas é sensível ao toque e compatível com Android Auto e Apple CarPlay sem fio, além de possuir sistema de navegação embarcado e permitir conexão simultânea para até dois smartphones. Durante a utilização dos recursos de conectividade é possível carregar a bateria do smartphone através do carregador por indução refrigerado ou em uma das seis portas USB espalhadas pela cabine, sendo três do tipo C para carregamento rápido.

 

Em relação ao conforto, a nova versão da Rampage possui ar-condicionado digital de duas zonas com saídas de ar para os ocupantes do banco traseiro, freio de estacionamento eletrônico com função Auto Hold e chave presencial com partida remota. Os bancos, revestidos em tecido e forração premium, são na cor preta. O painel de instrumentos e os de porta são macios ao toque e também contam com forração premium. O volante multifuncional tem revestimento premium, borboletas para troca de marcha e permite navegar entre as informações do quadro de instrumentos.

 

Quando o tema é segurança, a Big Horn também possui uma lista extensa de itens de série: são seis airbags (dianteiros, laterais dianteiros e de cortina, que cobrem toda a lateral da cabine); piloto automático; limitador de velocidade; controles de estabilidade, de tração e de mitigação de rolagem da carroceria; sistema de monitoramento da pressão dos pneus; e freios a disco ventilados nas 4 rodas com ABS e EBD.

 

Por fim, a Rampage Big Horn 2025 também recebe o Ram Connect, a plataforma de serviços conectados da Ram. Através de um aplicativo no smartphone ou smartwatch é possível consultar remotamente informações sobre a picape, como quilometragem até a próxima revisão, pressão dos pneus e nível de combustível, além de enviar comandos remotos como dar a partida no motor, por exemplo. O serviço é gratuito no primeiro ano e disponibiliza um pacote de segurança que inclui, entre outros recursos, alerta em caso de tentativa de furto com assistência para recuperação e socorro 24 horas para emergências. O Ram Connect permite ainda que a picape transforme-se em um ponto de Wi-Fi para até oito dispositivos.

 

RAM

 

Em 2009, a marca Ram foi lançada como uma divisão independente, focada em atender às demandas dos compradores de picapes e em entregar veículos que sejam referência de qualidade. Com uma linha completa, a Ram produz utilitários que dão conta do trabalho pesado e de transportar famílias para onde elas precisam. A Ram é parte do diverso portfólio de marcas oferecidas pela Stellantis. (O Brasil Sobre Rodas)