Motor Mais
A Stellantis alcançou em dezembro a marca de mil crash tests realizados no Safety Center, um dos mais modernos centros de testes de colisão do hemisfério sul. Localizado no Polo Automotivo Stellantis de Betim, em Minas Gerais, o espaço foi projetado para garantir as certificações legais e técnicas necessárias para todos os projetos desenvolvidos e aplicados para as marcas da companhia, reafirmando seu compromisso em oferecer aos clientes produtos com a máxima performance em segurança veicular.
“O Safety Center é hoje um dos mais modernos centros de testes de colisão da companhia e um compromisso com a América do Sul. A marca de mil testes realizados em Betim reflete o nosso compromisso com inovação, tecnologia e, acima de tudo, com as pessoas e consumidores. A combinação desses fatores permitiu à Stellantis antecipar o futuro para os consumidores, oferecendo modernidade, desempenho e segurança”, destaca Emanuele Cappellano, presidente da Stellantis para a América do Sul.
“Nosso objetivo é oferecer aos clientes produtos que entreguem o mais alto nível de desempenho em segurança veicular. Para isso, realizamos mais de 200 testes por ano em Betim. Todo o processo é conduzido com o rigor exigido pelas normas globais. Durante as simulações de impacto, todos os projetos desenvolvidos para as marcas da Stellantis devem atender integralmente aos requisitos estabelecidos pelos padrões internacionais, sem margem para erros”, afirma Márcio Tonani, vice-presidente sênior dos Centros Técnicos de Engenharia da Stellantis para a América do Sul.
O crash test, ou teste de colisão, é desenvolvido em duas etapas pelo time especializado do Safety Center, que conta com mais de 50 engenheiros. Na primeira fase, que antecede a colisão, é realizada uma análise detalhada de todos os aspectos relacionados à segurança veicular. Essa etapa inclui procedimentos como a remoção de fluidos do veículo, medições estáticas, instalação de sensores, pintura de áreas específicas para análise de impacto e configuração das câmeras responsáveis por registrar com precisão os efeitos no veículo e nos dummies, que são bonecos antropomórficos que simulam as respostas do corpo humano em situações de impacto.
Na segunda etapa, após o impacto, todos os dados gerados durante o teste são registrados e avaliados minuciosamente. Esse processo é fundamental para garantir a precisão e a consistência dos resultados, que seguem rigorosos padrões globais de segurança veicular, o que garante idoneidade e confiabilidade ao processo. Desde a preparação detalhada do veículo até a análise final dos resultados, cada crash test exige mais de 250 horas de trabalho especializado, refletindo o compromisso da Stellantis com a excelência e a segurança em todos os seus produtos.
Instalado em 2019 no Polo Automotivo Stellantis de Betim, o Safety Center trouxe para a região 100% de autonomia tecnológica, permitindo atender todas as fases de desenvolvimento de novos veículos. O centro abrange projetar, desenvolver e testar veículos de classe mundial na América do Sul, com grande nível de qualidade e excelência.
O complexo possui uma área de 7.600 m² e uma pista de 130 metros, com capacidade para realizar testes de impacto em veículos de até 4 toneladas. Ele foi desenvolvido para realizar testes de impacto frontais, traseiros e laterais contra barreiras rígidas e deformáveis, com provas de padrão internacional, abrangendo todas as homologações. Além disso, as provas físicas realizadas no local avaliam não apenas a estrutura dos automóveis, mas também os sistemas de retenção, como cintos de segurança e airbags, replicando uma ampla variedade de cenários de acidentes.
Ao longo de cinco anos, o Safety Center recebeu diversas inovações tecnológicas para elevar os padrões de segurança veicular. Em 2023, foi inaugurado o Laboratório de Certificação de Dummies, desenvolvido pelo time global da Stellantis no Brasil para certificar os dummies utilizados em testes de colisão do mais alto nível na região.
O novo laboratório desempenha um papel fundamental ao testar individualmente cada parte dos dummies. Os bonecos antropomórficos são equipados com cerca de 50 sensores estrategicamente posicionados, que permitem a análise precisa de como o corpo humano reage em diferentes tipos de acidentes.
Confira o vídeo em comemoração aos mil crash tests realizados no Safety Center de Betim (MG) aqui. (Motor Mais)