AutoIndústria
Conforme havia antecipado a Bright Consulting no balanço da quinzena, as vendas diretas tiveram peso importante no desempenho do mercado de veículos leves em novembro. No acumulado do mês, responderam por 55.8% dos negócios totais, índice recorde em 2024.
Essa participação estava em 54,1% na quinzena, com um pico de 67% registrado em 14 de novembro, véspera do feriado da Proclamação da República.
No ano, a fatia das vendas diretas, que incluem negócios com as locadoras, frotistas em geral, taxistas, produtores rurais e PcD (pessoas com deficiência) está em 48,8%, até um pouco abaixo da registrada de janeiro a novembro de 2023, quando ficou em 49,1%.
O movimento de novembro, segundo a Bright Consulting, teve por base a expectativa das locadoras de aumento da demanda por aluguel de carros no final de ano.
Conforme balanço divulgado pela Fenabrave na semana passada, o mercado de carros e comerciais leves totalizou 241.191 emplacamentos em novembro e 2.241.098 no ano. Ou seja, as vendas diretas atingiram, respectivamente, 134,6 mil e 1,09 milhão de unidades.
Em novembro, o ranking das vendas diretas teve o VW Polo no topo, seguido pela Fiat Strada, Fiat Argo, Hyundai HB20 e Renault Kwid. Já o varejo, os modelos mais vendidos no mês foram Hyundai Creta, Fiat Strada, Chevrolet Tracker e Hb20. (AutoIndústria/Alzira Rodrigues)