Stellantis e CATL fazem joint venture na Europa

Frota & Cia

 

A Stellantis e a CATL anunciaram uma joint venture com o objetivo de estabelecer uma planta de baterias LFP de grande escala em Zaragoza, Espanha. De acordo com os parceiros, a produção está planejada para começar no final de 2026 e pode atingir até 50 GWh de capacidade. O acordo é investir até € 4,1 bilhões para formar a joint venture mencionada.

 

Em novembro de 2023, a Stellantis e a CATL assinaram acordo para o fornecimento local de células e módulos de bateria LFP para produção de veículos elétricos na Europa e estabeleceram uma colaboração de longo prazo em duas frentes estratégicas: criar um roteiro de tecnologia ousado para dar suporte aos veículos elétricos a bateria avançados (BEV) da Stellantis e identificar oportunidades para fortalecer ainda mais a cadeia de valor da bateria.

 

“A Stellantis está comprometida com um futuro descarbonizado, adotando todas as tecnologias avançadas de bateria disponíveis para levar produtos competitivos de veículos elétricos aos nossos clientes”, disse o presidente da Stellantis, John Elkann. “Esta importante joint venture com nossa parceira CATL levará a produção inovadora de baterias a um local de fabricação que já é líder em energia limpa e renovável, ajudando a impulsionar uma abordagem sustentável de 360 ​​graus. Quero agradecer a todas as partes interessadas envolvidas em tornar o anúncio de hoje uma realidade, incluindo as autoridades espanholas por seu apoio contínuo”. (Frota & Cia/Victor Fagarassi)