Jornal do Carro
Em agosto, a JAC Motors deu início à pré-venda da Hunter no Brasil. Agora, a picape média importada da China chega em versão única, HD, com motor 2.0 turbodiesel de 191 cv de potência e 46,9 mkgf de torque, câmbio automático de oito marchas e tração 4×4 com reduzida. O preço sugerido, que era de R$ 289.990, baixou para R$ 239.990.
Com isso, a marca pretende atrair clientes de Hilux, S10 e da Ranger. Porém, a disputa não será fácil. Para comparação, a tabela da Toyota parte de R$ 259.790 na versão STD Power Pack, a Chevrolet S10 sai a R$ 272.990 na opção WT, e a Ford a R$ 219.990 na configuração Black. Todas têm cabine dupla e câmbio automático.
Embora tenha o apelo do preço, a Hunter está longe de ser um primor na hora da condução. O principal ponto negativo é a trepidação excessiva, seja na terra ou no asfalto. Segundo a marca, na Hunter com suspensão traseira Multilink, que virá no início de 2025, isso será resolvido. Por ora, há apenas eixo integral e feixe de molas.
No modo Esporte – há também as opções Normal, Econômico e Lama –, as acelerações são mais vigorosas. Como as trocas de marcha são feitas em giros mais altos, a contrapartida é o aumento do consumo. Ainda assim, são quase 12 segundos para acelerar de 0 a 100 km/h, conforme a JAC.
Para encontrar a melhor posição ao volante, o motorista conta com banco com regulagem elétrica – o do passageiro também tem. Porém, faltou o ajuste de profundidade do volante. Só há o de altura.
Chama a atenção o bom nível de acabamento da cabine. As peças apresentam bom encaixe e a maioria dos revestimentos é macia ao toque. Os bancos, por exemplo, são cobertos de couro sintético.
Além disso, há itens que a concorrência não oferece. Entre os destaques está a tela do multimídia, de 13 polegadas. O sistema tem conexão com Android Auto e Apple CarPlay. Também há teto solar elétrico e ar-condicionado digital, que poderia ser de duas zonas.
Carregador de celular por indução, conjunto de câmeras de 360 graus e porta-objetos refrigerado também estão no pacote. Assim como chave presencial, partida do motor por meio de botão e freio de estacionamento com acionamento elétrico, entre outros.
Em relação às dimensões, a picape da JAC é similar às rivais. A Hunter mede 5,33 metros de comprimento, 1,92 m de largura e 3,11 m de distância entre os eixos. Para comparação, na Ranger Black as medidas são de, respectivamente, 5,37 m, 1,88 m e 3,27 m.
Capacidade de Carga
Seja como for, a Hunter tem bom espaço para até três ocupantes no banco de trás. Ali, há saídas de ar-condicionado e portas USB, por exemplo.
Um dos bons atributos da picape chinesa é a capacidade de carga, de 1.400 kg, de acordo com dados da marca. Na Hilux e na Ranger, esse número é de pouco mais de mil quilos. Nesse aspecto, a mais próxima da Hunter é a S10, com 1.303 kg.
A JAC Motors aposta no estilo parrudo para sua picape média. Na dianteira, por exemplo, chama a atenção a enorme grade, com o nome da marca no topo. Os faróis principais estão posicionados abaixo das finas luzes de LEDs de uso diurno e sobre os faróis de neblina.
Uma moldura em alto relevo separa esse conjunto da grade. Essa mesma peça se integra com o para-choque frontal, que tem uma espécie de gancho em cada extremidade, e com as caixas de rodas.
Aliás, as rodas são de liga leve de 18” e têm acabamento preto e metalizado fosco. Atrás, as lanternas são de LEDs e em formato vertical. Um grande santantonio facilita a amarração de carga.
A caçamba não vem com capota marítima, mas traz revestimento especial para evitar danos à pintura. A tampa, com o nome “JAC” estampado, é bem pesada e não há sistema de amortecimento.
Um dos principais trunfos da Hunter é a garantia de até oito anos, sem limite de quilometragem. Esta última condição, porém, é válida apenas para picapes adquiridas para uso pessoal, conforme a marca.
Segundo informações do presidente da JAC no Brasil, Sergio Habib, em 2025 chega a versão elétrica da Hunter. De acordo com ele, o objetivo é vender entre 3 mil e 4 mil unidades por ano no Brasil.
Para isso, a marca oferece um serviço batizado de test drive por delivery. Ou seja, o interessado pode solicitar que a picape seja levada até seu endereço de trabalho ou residência. (Jornal do Carro/Vagner Aquino)