Disputa pelo topo de vendas só será definida no fim do mês

Jornal do Carro

 

A disputa pelo título de carro mais vendido do Brasil esquentou e será definida no fim do mês. Isso porque o Polo voltou a diminuir a diferença, pelo segundo mês consecutivo, para a Strada. O Volkswagen somou 14.711 emplacamentos e, assim, a Fiat foi a segunda do ranking, com 12.361 unidades. Porém, de janeiro a novembro a picape totaliza 128.450 vendas e o hatch, 126.709.

 

Assim, a diferença passou a ser de apenas 1.741 unidades. No acumulado de janeiro a outubro, a vantagem da Fiat era de 4.092 unidades. Os dados foram divulgados pela Fenabrave, federação que reúne as associações de concessionárias de veículos do Brasil.

 

Definidos

 

Seja como for, o Polo já garantiu o posto de hatch mais vendido do País em 2024. Afinal, o vice-líder Chevrolet Onix teve “apenas” 87.774 vendas no mesmo período. Portanto, não pode alcançar o rival.

 

A ampla vantagem da Strada em relação à Saveiro dá ao modelo da Fiat o título de picape compacta mais vendida. No acumulado dos 11 meses do ano, a VW tem 50.732 vendas.

 

Entre os SUVs compactos, o páreo também já está definido – a favor de outro VW. Com 74.004 emplacamentos de janeiro a novembro, o T-Cross não pode ser suplantado pelo Hyundai Creta, com 62.779 vendas no mesmo intervalo.

 

Os dois acabam de ser renovados. Porém, enquanto o TCross recebeu leve atualização no visual e equipamentos, o Creta traz quase tudo novo, inclusive o trem de força.

 

No caso dos sedãs compactos há outra barbada. O Onix Plus tem 54.424 emplacamentos até novembro e já ostenta o título de líder do setor em 2024. O segundo é o Fiat Cronos, com 39.266 vendas.

 

Dos sedãs médios, é impossível o Nissan Sentra, com 5.362 vendas, superar o Corolla. Em 2024 até agora, a Toyota emplacou 34.113 unidades do carro.

 

Picapes

 

No segmento de picapes médias, mais uma vez o posto mais alto do pódio será da Hilux. Com 45.449 vendas, a Toyota está quase 17.200 unidades à frente da Ranger, que está em segundo no ranking.

 

Porém, após a vinda da quinta geração da Ford, em meados de 2023, seu avanço de vendas é notável. Tanto que há cerca de um mês a marca informou que vai ampliar a produção na fábrica de Pacheco, na Argentina, em cerca de 15%. Com isso, passará a fazer 70 mil unidades por ano a partir de 2025.

 

Vale lembrar que o segmento tem recebido novidades sobretudo de marcas chinesas. A BYD começou a vender a Shark em outubro. Dois meses antes, a JAC deu início à pré-venda Hunter no País ( leia avaliação na página D1).

 

Porém, diferentemente das veteranas, que têm motores a diesel, as novatas são a gasolina – a BYD é híbrida. Assim, ao menos por ora, suas vendas devem ser limitadas. Afinal, tradicionalmente os consumidores de picapes médias no Brasil têm perfil conservador.

 

Das intermediárias (maiores que as compactas e menores que as médias), o domínio é da Toro. Com 49.348 vendas no acumulado de 2024, a Fiat não pode ser alcançada pela Montana. No mesmo período, a picape da Chevrolet soma 25.174 emplacamentos.

 

Veja rankings de vendas de novembro e do acumulado do ano no quadro à esquerda. (Jornal do Carro/Raphael Panaro e Tião Oliveira)