Jornal do Carro
A GWM acaba parcialmente com o mistério de quais carros vai produzir em sua fábrica localizada em Iracemápolis, no interior de São Paulo. Além do híbrido Haval H6, já confirmado anteriormente, a marca chinesa afirma que “um SUV e uma picape” também vão sair da linha de montagem paulista. A previsão de produção em série é para o segundo semestre de 2025. Os dois novos produtos, no entanto, podem ficar para 2026.
Apesar do enigma, os modelos, provavelmente, devem ser o Haval H4, um SUV híbrido flex para ficar abaixo justamente do H6, e a caminhonete média Poer. No caso do utilitário mais compacto pode ter o mesmo conjunto mecânico da versão de entrada, HEV2, do “irmão” maior. Ou seja, motor a combustão 1.5 turbo combinado a uma unidade elétrica. Juntos, fornecem 243 cv e 54 kgfm de torque. Ainda é cedo para falar de preço, mas o H4 (também conhecido como Jolion Pro em outros mercados) pode ser vendido abaixo dos R$ 200.000 aqui no Brasil.
No caso da Poer, a picape já deveria estar nas lojas brasileiras importada da China. Com o atraso, a GWM vai esperar o começo da produção para vender a caminhonete média por aqui. Será rival direta da BYD Shark, já que será híbrida plug-in flex com mais de 400 cv de potência. O visual, por sua vez, será bem diferente daquele que já conhecemos.
R$ 10 bilhões
Tudo faz parte do investimento de R$ 10 bilhões que a Great Wall Motors vai fazer no país até 2032. Nessa primeira fase, que vai até 2026, o aporte será de R$ 4 bilhões. Há também o planejamento de alcançar um índice de nacionalização superior a 60% dos modelos feito aqui, o que permitirá à montadora exportar seus veículos para a América Latina. Uma lista de mais de 100 componentes para serem produzidos localmente já foi desenvolvida pela marca.
Além disso, a fábrica de Iracemápolis terá capacidade de produzir 50 mil unidades dentro de três anos. Ademais, a previsão para 2025 é de cerca de dez mil veículos e mais de 40 mil em 2026, sendo com dois turnos em operação e três produtos em linha.
GWM Tank e Wey
Por outro lado, a montadora chinesa tem dois SUVs confirmados de estrear no Brasil em 2025 — importados. Trata-se do Tank 300 e do Wey 07. O primeiro é um utilitário, digamos, raiz. Com design quadradão, o modelo PHEV que tem motor 2.0 turbo a gasolina (de 245 cv e 38,7 kgfm) aliado a duas unidades elétrica (uma em cada eixo). Combinados, fornecem nada menos que 408 cv e mais de 76 kgfm de torque. O SUV traz ainda bateria de 37,1 kWh, câmbio automático de nove marchas e tração 4×4.
No caso do Wey 07, o SUV de mais de 5 metros de comprimento e capacidade para levar seis ocupantes, tem pegada mais luxuosa. A estética dianteira é futurista, com o conjunto óptico dividido em dois andares. As lanternas são interligadas e “escorrem” pelas laterais. Também híbrido plug-in, o utilitário com 3,05 m de entre-eixos, tem mais de 500 cv e 95,1 kgfm. Tudo isso por causa do 1.5 turbo a gasolina ligado a três motores elétricos. O zero a 100 km/h é de esportivo: 5,9 segundos. (Jornal do Carro/Raphael Panaro)