Stellantis apresenta ao Governador Romeu Zema os primeiros veículos híbridos-flex desenvolvidos em Betim

Portal Agita

 

Em encontro realizado nesta última quarta-feira (4), em Belo Horizonte, a Stellantis deu um passo histórico para a indústria automotiva brasileira. O presidente da empresa na América do Sul, Emanuele Cappellano, apresentou ao governador de Minas Gerais, Romeu Zema, os primeiros veículos híbridos-flex desenvolvidos no país: o Fiat Fastback e o Fiat Pulse. Equipados com a tecnologia Bio-Hybrid, os modelos foram concebidos no Centro de Engenharia da Stellantis na América do Sul e produzidos no Polo Automotivo de Betim.

 

Os veículos híbridos-flex aliam eletrificação ao uso de biocombustíveis, como o etanol, consolidando a liderança do Polo de Betim como centro global de desenvolvimento de tecnologias híbridas e elétricas. A iniciativa reforça o compromisso da Stellantis com a descarbonização da mobilidade, oferecendo soluções acessíveis e alinhadas às características do mercado brasileiro.

 

O lançamento dos modelos representa mais que uma inovação tecnológica: é a materialização de uma estratégia voltada para o aproveitamento das vantagens competitivas do Brasil. “Com este novo aporte no Polo de Betim para os próximos cinco anos, daremos continuidade ao extraordinário legado desta fábrica, reforçando sua importância para o crescimento econômico e industrial de Minas Gerais e do Brasil”, afirmou Cappellano.

 

O presidente também destacou a proposta de criação de um grupo de trabalho envolvendo Stellantis, Sindipeças, FIEMG e o Governo de Minas Gerais. A iniciativa busca atrair fornecedores de alta tecnologia para o estado, fortalecendo a cadeia produtiva automotiva e consolidando Minas Gerais como um hub estratégico para a indústria na América do Sul.

 

Investimentos

 

A Stellantis está destinando R$ 14 bilhões ao Polo Automotivo de Betim, o maior investimento da história da unidade, que faz parte de um plano mais amplo de R$ 32 bilhões para a América do Sul até 2030. Este ciclo de investimentos contempla o lançamento de 40 novos produtos, 8 powertrains e 4 plataformas, além do desenvolvimento de tecnologias inovadoras para descarbonização e ampliação de negócios estratégicos.

 

Com 48 anos completados em julho de 2024, o Polo Automotivo de Betim é um marco na indústria brasileira. Até hoje, já produziu mais de 17,5 milhões de veículos, sendo 4 milhões destinados à exportação para 37 países. Atualmente, a unidade emprega cerca de 16 mil pessoas e conta com uma rede de 120 fornecedores na região, reforçando seu papel essencial no desenvolvimento econômico de Minas Gerais.

 

Reconhecida como uma das maiores plantas da Stellantis no mundo, a fábrica é responsável pela produção de sete modelos de veículos, incluindo os novos híbridos Fiat Fastback e Fiat Pulse, que prometem revolucionar o mercado nacional.

 

Romeu Zema celebrou o avanço tecnológico liderado pela Stellantis em Minas Gerais, destacando o impacto positivo na economia local e na projeção do estado como referência em inovação automotiva sustentável. (Portal Agita)