FORD PRO avança no mercado de comerciais leves

Frota & Cia 

 

Em apenas três anos, desde que iniciou suas operações na América do Sul, a Divisão de Veículos Comerciais Ford Pro vem apresentando uma evolução contínua e sustentável, a ponto de representar 22% das vendas da Ford na região. Somente em 2023, foram comercializadas 19.000 unidades da linha Transit e das versões de trabalho da picape Ranger, o que representa um incremento de 42% em relação aos volumes de 2021. Para 2024, a previsão continua sendo de crescimento, com um incremento de aproximadamente 10%.

 

“Estes resultados nos deixam muito otimistas e revelam o compromisso da Ford Pro com o cliente comercial”, afirma Guillermo Lastra, diretor de Veículos Comerciais da Ford América do Sul. “Por isso, continuamos a investir em todas as áreas do negócio, tanto na linha de produtos como nas fábricas, depósitos de peças, rede de concessionárias, treinamento, conectividade e serviços para construir um relacionamento cada vez mais sólido com os clientes”, completa.

 

Gama variada

 

A oferta de uma ampla linha de produtos para uso profissional, que oferece soluções completas e máxima produtividade para o cliente, é que sustenta, é claro, o sucesso da Ford Pro no mercado sul-americano. O portfólio atende do pequeno empresário ao grande frotista e abrange uma grande variedade de modelos da Transit, que servem às mais variadas operações do transporte de cargas e de passageiros. A linha inclui as versões furgão, chassi, vidrada e a opção de transmissão automática, sendo a Transit a primeira van do mercado brasileiro com esse tipo de transmissão. Isso sem contar a E-Transit, líder do segmento de furgões elétricos com até 5 t e acima de 6 m3 de capacidade de carga. E para 2025 a Ford promete novidades, com a chegada da Nova Transit ainda no primeiro semestre. A lista conta ainda com as versões de trabalho da picape Ranger, que teve a exibição da configuração cabine simples na Fenatran 2024, concebida na medida para uso comercial.

 

Entre os diversos atributos já oferecidos pela Transit, destacam-se as tecnologias avançadas de assistência ao motorista. Como o Assistente Autônomo de Frenagem à frente e à ré, de Permanência em Faixa, de Pré-Colisão Frontal, Controle de Estabilidade e sensor de monitoramento de pneus, entre outras inovações. Esses elementos, além de estarem focados na segurança, são incorporados ao veículo com o propósito de reduzir a probabilidade de paradas inesperadas e custos de reparo desnecessários.

 

“Outro diferencial do produto é o custo operacional cerca de 25% menor que seu principal concorrente, especialmente por conta da manutenção mais econômica e da conectividade sem qualquer custo adicional, que permite agir de maneira preventiva”, reforça Matias Guimil, gerente de Estratégia de Veículos Comerciais da Ford América do Sul.

 

Veículos transformados

 

O executivo lembra, também, das múltiplas possibilidades de transformações da Transit e da Ranger, que ampliam ainda mais suas aplicações. Caso, por exemplo, do uso como ambulância, forças de segurança, mineração, van escolar ou de turismo, plataforma guincho e muito mais. Para tanto, a Ford Pro trabalha em conjunto com uma rede de empresas de transformação no desenvolvimento de projetos especiais, seguindo as recomendações de fábrica para garantir um serviço confiável e de alta qualidade.

 

A Ford Pro oferece um portfólio de veículos comerciais com conectividade de fábrica já integrada à arquitetura elétrica do veículo. E, o que é melhor: sem qualquer custo adicional para o cliente. Através do aplicativo FordPassTM Connect, ou da plataforma Ford Pass Pro no caso de frotas maiores, o cliente recebe informações em tempo real das condições do veículo, como a localização, nível de combustível e autonomia, entre outras. Bem como o acesso a outras funcionalidades como plano de manutenção, agendamento de revisões e serviços junto à rede de concessionárias Ford, que hoje conta com mais de 115 pontos de vendas e serviços distribuídos em todo o país.

 

Serviço Móvel

 

Mais recentemente, a Ford Pro anunciou que passará a oferecer o Serviço Móvel, um veículo equipado como oficina que vai até o local do cliente para fazer a manutenção do veículo ou da frota. O serviço estará disponível a partir do primeiro trimestre de 2025, em quatro países da América do Sul. E já começa com 32 unidades móveis para atender os clientes comerciais.

 

“O Serviço Móvel da Ford poderá atender vários veículos no mesmo dia. É mais uma solução que melhora a produtividade do cliente, de forma conveniente, ágil e profissional para otimizar o seu tempo e evitar interrupções na operação dos veículos”, ressalta Guimil. “Além disso, traz a segurança da manutenção feita por técnicos qualificados e com peças genuínas”.

 

Por último, Matias destaca o serviço de carro por assinatura FordGo para os clientes pessoa física ou jurídica, e o programa FordGo Frotas, específico para clientes frotistas, que permite aos operadores montar ou renovar sua frota sem desembolso de capital. (Frota & Cia/José Augusto Ferraz)