Frota & Cia
A Daimler Truck reforça seus investimentos no desenvolvimento da tecnologia de células de combustível a hidrogênio para longas distâncias rodoviárias. A Mitsubishi Fuso Truck and Bus Corporation (MFTBC), com sede na cidade de Kawasaki, no Japão, firmou um acordo com a Universidade de Yamanashi para a trabalhos conjuntos de pesquisa e desenvolvimento (P&D), intercâmbio de pessoal, transferência mútua de conhecimentos e outros tópicos.
“Ao ter acesso aos estoques de conhecimento avançado sobre hidrogênio e células de combustível da Universidade de Yamanashi, pretendemos impulsionar o desenvolvimento tecnológico da nossa empresa. Ao mesmo tempo, nós da MFTBC compartilharemos nossa expertise com os alunos da instituição. Esperamos que este acordo com a universidade aprofunde e amplie nossa parceria e que contribua para construir talentos e inovação e, finalmente, para a realização de um Japão neutro em carbono”, explica Kazuo Matsunaga, presidente da MFTBC.
O acordo visa cumprir a meta estabelecida de produzir e comercializar somente veículos neutros em emissão de carbono até 2039 no Japão. A MFTBC é a responsável pelo modelo eCanter, apresentado durante a Fenatran 2024 pela Mercedes-Benz. O veículo entrará em período de testes a partir de 2025.
Em seus Centro de Pesquisa de Energia Limpa e Centro de Nanomateriais de Células de Combustível e Hidrogênio, a Universidade de Yamanashi está trabalhando para tornar a tecnologia básica que resultará na adoção em larga escala de combustíveis de hidrogênio de alto desempenho, confiável e acessível.
Para Kazuhiko Nakamura, presidente da Universidade de Yamanashi, esta parceria permitirá melhorar o nível de pesquisa tecnológica na universidade e na MFTBC. “Juntos, seremos capazes de criar soluções para questões prementes por meio do desenvolvimento de talentos e aplicando descobertas de pesquisa para o benefício da sociedade. Estamos confiantes de que podemos fazer uma contribuição significativa para a construção de comunidades sustentáveis não apenas em todo o Japão, mas em todo o mundo”, assegura.
Iniciativas previstas
- Pesquisa e desenvolvimento
- Compartilhamento de informações e conscientização sobre iniciativas para adoção de veículos com células de combustível;
- Compartilhamento de conhecimento sobre veículos com emissão zero e identificação de problemas com células de combustível.
Intercâmbio de funcionários
- Pesquisa conjunta e envio de pessoal entre as organizações;
- Alunos da Universidade de Yamanashi participando de estágios na MFTBC;
- Pesquisadores e engenheiros da MFTBC recebendo treinamento no Centro de Nanomateriais de Células de Combustível e Hidrogênio da Universidade de Yamanashi.
Treinamento e educação
- Uso conjunto de instalações de pesquisa e teste;
- Funcionários da MFTBC dando palestras para alunos de graduação e pós-graduação da Universidade de Yamanashi como professores adjuntos;
- Apoiando o desenvolvimento de carreira e pesquisa acadêmica por meio de workshops entre funcionários da MFTBC e alunos de pós-graduação e jovens pesquisadores da Universidade de Yamanashi. (Frota & Cia/Gustavo Queiroz)