Portal Terra/Mobilidade
Falta pouco para o lançamento do novo Chevrolet Equinox no mercado brasileiro. Depois de confirmar a chegada do modelo para o mercado brasileiro, a montadora americana revelou mais detalhes sobre a nova geração do SUV médio, que chega às concessionárias da marca em todo o Brasil a partir da próxima semana nas versões RS e Activ. Os preços ainda não foram revelados.
A nova geração a combustão do SUV médio será o sexto e último lançamento da montadora americana no Brasil em 2024. Totalmente renovado, o Chevrolet Equinox mudou bastante em relação à geração anterior. O novo SUV conta com linhas mais retas e de aspecto mais robusto, que seguem a identidade dos lançamentos mais recentes da marca.
Na dianteira, os faróis de LED são bipartidos, e a grade frontal tem grandes dimensões. Na lateral, as rodas são de 20″. Na traseira, as lanternas trazem formato de “T” e o teto tem aspecto flutuante. O porta-malas leva até 469 litros. O novo Chevrolet Equinox também ficou maior, mais largo e mais alto. São 4,66 m de comprimento, 1,90 m de largura e 1,71 m de altura
O modelo desembarca em duas versões (Activ e RS), com propostas complementares de estilo e aplicação. Elas se diferenciam pela grade e para-choques customizados, conjunto distinto de rodas e pneus – que têm perfil mais alto na versão Activ – além de uma cabine ambientada para cada perfil, com tonalidade caramelo na Activ e preta na RS.
“Desenvolvemos as versões Activ e RS com um conteúdo específico para o mercado brasileiro, reunindo todas as tecnologias inovadoras disponíveis para o Novo Equinox Turbo nos Estados Unidos. Aqui, o modelo atrai um cliente que exige alto padrão em conforto, performance, segurança e conectividade”, conta Maurício Scalzo, diretor de Planejamento de Portfólio da GM América do Sul.
Inédita, a versão Activ é voltada ao consumidor aventureiro, enquanto a RS tem proposta mais esportiva. As duas trazem tração (AWD) integral de série. Por dentro, o acabamento conta com comandos voltados ao motorista e materiais emborrachados no console e painel. O novo Chevrolet Equinox ainda traz painel digital de 11″ e multimídia de 11,3″ com Android Auto e Apple CarPlay sem fio, além de internet 5G.
Dentre os itens de série, o novo Chevrolet Equinox terá de série ar digital dual zone, teto panorâmico, sistema eletrônico de cancelamento de ruídos, vidros com isolamento acústico e térmico, bancos climatizados com memória, volante aquecido, abertura da tampa traseira por sensor de proximidade, paddle-shifts, auto hold e atualização remota.
Já em relação aos equipamentos de segurança, o novo Equinox conta com alerta de tráfego cruzado dianteiro e traseiro com frenagem autônoma de emergência, alerta de ponto cego com correção ativa da direção, controle adaptativo de cruzeiro, além de sensor perimetral de desembarque, câmera 360º e retrovisor interno com projeção de vídeo.
O novo Chevrolet Equinox vendido no Brasil terá o mesmo 1.5 turbo de 177 cv que equipa o SUV comercializado nos EUA. Trata-se de uma evolução do motor do Equinox atual, que tem 5 cv a mais. O câmbio é sempre um automático convencional de 8 marchas. O 0 a 100 km/h é feito em 9,3s, quase 7% mais rápido que o modelo anterior.
Apesar de estar maior, mais equipado e mais ágil, o novo Chevrolet Equinox manteve a média de consumo de gasolina, tanto na estrada (10,7 km/l) quanto na cidade (9 km/l), de acordo com o ciclo do Inmetro. O modelo estreia em cinco opções de cores para a carroceria: Verde Cacti (exclusivo Activ), Vermelho Radiant (exclusivo RS), Branco Abalone, Preto Ouro Negro e Prata Shark. (Portal Terra/Mobilidade/João Buffon)