BMW é a primeira a montar híbrido plug-in no Brasil com o novo X5 PHEV

Motor 1

 

A BMW anuncia que já deu início à produção nacional do X5 híbrido plug-in na fábrica de Araquari, em Santa Catarina. Especificamente na configuração xDrive50e, o SUV eletrificado é o primeiro do tipo fabricado na América do Sul, além de ser o veículo mais sofisticado, tecnológico e potente montado na planta brasileira. A produção foi viabilizada através do investimento de R$ 1,1 bilhão que será aplicado continuamente até 2028.

 

“Nossa decisão de produzir o X5 híbrido plug-in em Araquari foi incentivada pelo forte desempenho dos modelos eletrificados em nosso portfólio no mercado brasileiro. Em 2024, um em cada quatro BMWs vendidos no país é totalmente elétrico ou híbrido plug-in. E o novo X5 PHEV produzido localmente ajudará a aumentar essa participação”, afirma Maru Escobedo, presidente e CEO do BMW Group Brasil.

 

Mecanicamente, o X5 híbrido plug-in combina motor a gasolina de 6 cilindros em linha de 313 cv com um propulsor elétrico de 197 cv. Dados de fábrica indicam potência combinada de 489 cv e torque de 71,3 kgfm de torque. O câmbio é sempre Steptronic Sport de 8 marchas, com tração integral. Números oficiais revelam aceleração de 0 a 100km/h em apenas 4,8 segundos.

 

O conjunto conta ainda com bateria de 25,7 kWh, que garante ao X5 autonomia de 79 km no 100% elétrico. A BMW oferece ainda dois carregadores de alta potência: o Flex Charger portátil de até 11 kW e o BMW Wallbox de até 22 kW. O preço sugerido é de R$ 756.950 na versão X-Line e R$ 806.950 na M Sport.

 

Além do X5, a fábrica de Araquari é responsável pela produção dos SUVs X1, X3 e X4, bem como do sedã Série 3. Ao longo dos últimos 10 anos, a planta já produziu mais de 100.000 unidades. (Motor 1/Dyogo Fagundes)