Volvo apresenta novo XC90

Motor Mais

 

A Volvo apresenta a nova XC90, com início da produção estimada ainda para o final de 2024, em Torslanda (Suécia). Na versão híbrida plug-in, pode rodar como um carro totalmente elétrico, oferecendo 47 km de autonomia totalmente elétrica com uma única carga, segundo dados oficiais do Inmetro.

 

E a XC90 tem mais potência quando você precisa – para viagens mais longas, o sistema híbrido é combinado com um eficiente motor a gasolina para estender sua autonomia em torno de 550 km. Você também pode optar pela potência combinada total de gasolina e eletricidade para uma tração integral constante ou para condução off-road.

 

Um novo design exterior, mais contemporâneo, reforça o visual confiante da XC90, refletindo a transição contínua da Volvo para a eletrificação total e já traz elementos dos mais novos Volvos totalmente elétricos.

 

A maior novidade, talvez, esteja no interior da XC90. Uma cabine renovada melhora a praticidade e traz a mais recente experiência de bordo, a mesma que já é oferecida nos novos elétricos EX90 e EX30. Uma tela central maior com maior resolução melhora a experiência do usuário e abre um mundo de novos recursos, aplicativos e, claro, atualizações regulares de software remotamente (over-the-air).

 

“A nova XC90 exala confiança, e por que não exalaria? Nosso modelo híbrido de ponta tem sido um dos nossos best-sellers por anos e continua a ser o favorito de muitos clientes”, diz Jim Rowan, CEO da Volvo Cars.

 

“Quer você busque conforto, espaço, luxo, versatilidade ou eficiência híbrida, a XC90 entrega em todos os aspectos. Juntos, a XC90 e seu irmão totalmente elétrico EX90 oferecem aos clientes as opções que melhor se adequam a eles e nos equipam com um portfólio equilibrado à medida que continuamos nossa transição para a eletrificação total”, complementa o executivo.

 

Para Marcelo Godoy, presidente da Volvo Car Brasil, a nova XC90 é mais uma opção para o cliente que deseja migrar para um veículo eletrificado.

 

“A Volvo acredita no futuro elétrico e a nova XC90 é mais uma prova disso. Temos a confiança de que precisamos atender aos nossos clientes da melhor forma possível e, com isso em mente, vamos oferecer produtos híbridos, como a XC90, e o EX90, totalmente elétrico, para aqueles que já estiverem confortáveis em abraçar o universo dos veículos sem motor a combustão. Como diz o velho ditado: ‘o cliente tem sempre razão’ e estamos prontos para entregar o que cada um desejar”, reflete Godoy.

 

A nova XC90 tem chegada prevista ao mercado brasileiro no primeiro trimestre do ano que vem, com valor competitivo para a categoria de SUVs grandes, com sete lugares.

 

Junto com a nova linha de carros totalmente elétricos da Volvo, a XC90 T8 híbrida plug-in continua sendo muito lembrada pelos clientes, além de se tratar de um carro importante para a marca em termos de vendas. Junto com os modelos totalmente elétricos, carros híbridos plug-in como a XC90 e seus irmãos formam um portfólio de produtos global empolgante e equilibrado para a Volvo Cars, proporcionando uma ponte sólida para um futuro totalmente eletrificado.

 

Esse equilíbrio entre totalmente elétricos e híbridos plug-in compõe o mix ideal para o portfólio no mercado atual, visto que o segmento de modelos premium totalmente elétricos segue em franca ascensão.

 

Como todos os modelos da Volvo, a XC90 é um dos carros mais seguros à disposição no mercado. Equipado com uma estrutura de segurança avançada, junto com um abrangente conjunto de recursos de segurança ativa para auxiliar o motorista, seus familiares, e até mesmo terceiros na estrada, em segurança.

 

Usando radar e uma câmera frontal, a XC90 pode detectar se você desviou para a pista oposta e guiá-lo de volta para a sua faixa com segurança, evitando o risco de colisão, ajudando a evitar que o cliente saia acidentalmente da estrada. Como se não bastasse, pode usar freios e direção para ajudar a evitar colisões com outros veículos, pedestres, ciclistas e grandes animais, como o alce, típico nas vias suecas, país de origem da Volvo.

 

A condução na XC90 está melhor do que nunca, com o conforto lendário dos assentos e suspensão aprimorados, desde a versão de entrada. Cada amortecedor, que trabalha de forma individual, agora é capaz de se adaptar mecanicamente às condições da estrada para otimizar tanto o conforto quanto a estabilidade – proporcionando uma experiência de condução mais confiante e relaxada.

 

E se o consumidor quiser algo a mais, a suspensão a ar opcional trabalha em conjunto com um chassi ativo que monitora o carro, a estrada e o motorista 500 vezes por segundo para oferecer o passeio mais confortável possível.

 

Nas versões Ultra e Ultra Dark, as mais premium, caso seja necessário acesso facilitado para entrar ou sair, melhor aerodinâmica em alta velocidade ou maior altura para terrenos acidentados, a XC90 com suspensão a ar pode abaixar-se em 20 mm ou elevar-se em 40 mm. Além disso, foram adicionados isolamentos extra em certas partes do carro, o que significa que os ruídos de vento e da própria estrada ficaram ainda mais imperceptíveis.

 

O interior renovado vem com uma cabine frontal redesenhada que representa o melhor do design escandinavo contemporâneo. O painel tem uma forma mais horizontal do que antes, incorpora painéis decorativos feitos de materiais reciclados premium para um acabamento mais texturizado e é dividido por novas saídas de ar verticais. A iluminação aprimorada contribui para uma sensação ainda mais luxuosa à noite.

 

A cabine também foi reconfigurada para torná-la ainda mais prática, em resposta ao feedback dos atuais proprietários da XC90. O departamento de design da Volvo criou espaço de armazenamento adicional no console central, incluindo um porta-copos extra, e foi acrescentado o carregador de telefone por indução atrás do túnel central, separado da área de armazenamento principal, para maior conveniência.

 

A XC90 pode ser equipada com um dos melhores sistemas de som para carro, o sistema de áudio High Fidelity da Bowers & Wilkins, que pode replicar fielmente a acústica de um palco, uma sala de concertos ou um clube de jazz. (Motor Mais)