Motor 1
Com informações de Leonardo Fortunatti – Depois de confirmar Nivus GTS e a oitava geração do Golf na versão GTI para o mercado brasileiro em 2025, a Volkswagen oficializou a chegada de mais um modelo de pretensões esportivas para o nosso país no ano que vem: o Jetta GLI renovado. O sedã mais apimentado foi revelado em junho para o mercado estadunidense.
Durante um jantar com jornalistas, a VW fez a confirmação do Jetta GLI para cá em 2025 e, colocando os vindouros Nivus GTS e Golf GTI, está falando em um “resgate da esportividade”. O sedã ainda não tem uma data específica para chegar, apesar de passados quase 6 meses desde seu lançamento para a América do Norte, mercado que recebe os carros fabricados no México como o nosso. Para o Nivus GTS, a marca deixou a data de estreia um pouco menos abrangente, mas bem pouco: deve chegar no primeiro semestre de 2025 por aqui. Para o Golf GTI, essa data também ficou em aberto para algum momento do ano que vem.
O sedã esportivo da Volkswagen passou pela segunda atualização visual de sua geração em junho. Um pouco mais profunda que a primeira, que está no Brasil, trouxe ao sedã um estilo um pouco mais parecido com os modelos europeus da marca, mas sem muitos exageros – apesar do seu antecessor ser mais sóbrio, mesmo com os toques de esportividade.
Começando pela dianteira, os novos faróis em LEDs mudam bastante e estão interligados com uma barra de LEDs. No parachoque, a mudança significativa segue com a grade em colmeia e um filete vermelho acompanhando toda a peça. Na traseira, as lanternas também estão unidas por uma barra e o para-choque segue com as duas saídas de escape. As rodas de 18″ recebem novo desenho.
Por dentro, o painel tem a saída de ar-condicionado para o passageiro contínua. O sistema multimídia está em uma posição destacada do painel, mas o carro que virá ao Brasil deverá adotar a VW Play, com tela de 10,1″ e espelhamentos sem fios. O painel de instrumentos segue o mesmo, mas o volante voltará ao botões físicos, não táteis, alvo de diversas reclamações em vários mercados.
O motor 2.0 turbo segue o mesmo. Para cá, esperamos os mesmos 231 cv e 35,7 kgfm de torque, ligado ao câmbio de dupla embreagem de 7 marchas – nos Estados Unidos, a caixa manual de 6 marchas está disponível e, antes de lamentar nos comentários, nosso Jetta GLI não tem isso como opção por uma falta de compradores para justificar o valor de homologação.
Ainda no interior, há a atualização dos comandos de ar-condicionado para a tela tátil que conhecemos no Tiguan, com duas zonas. De série, o Jetta GLI tem pacote completo de assistências, com alerta de colisão com frenagem automática, alerta de ponto-cego, piloto automático adaptativo e outros itens. No entanto, resta saber se o modelo por aqui receberá a opção de suspensão adaptativa como acontece nos EUA.
Garagem VW será ampliada
Na mesma oportunidade da confirmação do Jetta GLI, a Volkswagen também afirmou que ampliará a Garagem VW. Desde 2019, a Volkswagen mantém um acervo com alguns dos principais veículos que fizeram parte dos mais de 70 anos de operação da empresa por aqui. Esse espaço foi aberto ao público mediante agendamento em 2022, na ocasião em que o último Gol Last Edition foi agregado à coleção da empresa. A empresa não deu mais detalhes sobre como ocorrerá essa expansão, mas afirmou que iniciará um programa de visitas aberto ao público no primeiro trimestre do ano que vem. (Motor 1/Thiago Moreno)