Primeiro híbrido plug-in nacional, X5 começa a ser fabricado em dezembro

AutoIndústria

 

A BMW está prestes a estabelecer um marco na produção brasileira de veículos. Já no começo de dezembro, sairá oficialmente da fábrica da marca alemã em Araquari, SC, o primeiro automóvel nacional híbrido plug-in. O título que caberá ao X5 xDrive 50e, utilitário esportivo já vendido no Brasil desde 2023, mas até agora importado dos Estados Unidos.

 

A decisão de produzir o primeiro híbrido plug-in no Brasil foi anunciada por Reiner Braun, Presidente e CEO do BMW Group América Latina, em abril deste ano. O curto período até a fabricação da primeira unidade se deve ao modelo produtivo de CKD adotado na planta catarinense desde sua inauguração, em 2014.

 

A maior parte de partes, sistemas e componentes, assim como todo o powertrain, seguirão vindo de fora e agregados em Santa Catarina. Com a montagem local, a BMW “fugirá” do aumento escalonado de imposto de importação previsto para atingir 35% em 2026.

 

O volume reduzido a ser fabricado, na casa de poucas centenas de unidades por ano também ajuda. Afinal, o X5 xDrive 50e tem público evidentemente restrito, capaz de desembolsar atualmente, a depender da versão, de R$ 757 mil até mais de R$ 807 mil por um automóvel.

 

Dos 12,6 mil automóveis vendidos pela pela BMW no Brasil de janeiro a outubro, menos de um terço foram híbridos, sendo pouco mais de 500 unidades do X5 plug-in. Em 2023, somente 1,2 mil X5 de todas as versões chegaram às ruas, o que não o impediu de ser o terceiro veículo mais negociado da marca no mercado interno.

 

BMW Araquari

 

A versão importada do SUV híbrido combina motor de 6 cilindros em linha a gasolina de 313 cv e outro elétrico de 197 cv. Combinados, entregam nada menos do que 489 cv e torque de 71,3 kgfm. Com câmbio automático de 8 velocidades, o SUV híbrido acelera de 0 a 100km/h em somente 4,8 segundos. A autonomia no modo elétrico é de  79 km, segundo o Inmetro.

 

Araquari já produz o modelo Série 3 com motor flex, além dos utilitários esportivos X1, X3 e X4. Braun entende que a fabricação de um modelo híbrido plug-in eleva a operação a  outro patamar tecnológico: “É primeira fábrica na região da marca com produtos híbrido plug-in e motores a combustão, incluindo o flex”.

 

Em seus primeiros dez anos, Araquari já fabricou mais de 100 mil automóveis. A montadora destinou cerca de R$ 500 milhões nos últimos três anos, recursos que envolveram adequações na linha de montagem, assim como aumento da capacidade produtiva, agora da ordem de 11 mil unidades anuais.

 

Em outubro, Milan Nedeljković, Membro do Conselho de Administração da BMW AG, anunciou ciclo de R$ 1,1 bilhão para a operação brasileira entre 2025 e 2028. O investimento visará, sobretudo, a produção de novos modelos — um deles o próprio X5 híbrido — e desenvolvimento de tecnologias globais com participação da engenharia brasileira. (AutoIndústria/George Guimarães)