Motor 1
Pouco mais de dois meses depois da apresentação da nova geração do Q5 convencional, a Audi retira o status de segredo da variante cupê e oficializa a estreia do Q5 Sportback 2025. Configuração de design mais ousado e esportivo da família, o cross-cupê chega à segunda linhagem com fórmula evoluída e pacote tecnológico atualizado com o que há de mais moderno dentro da marca. A chegada às lojas acontecerá já agora em dezembro, começando pela Europa.
Assim como o Q5, o Sportback 2025 também é baseado na plataforma PPC (Premium Platform Combustion), considerada uma evolução do anterior MLB Evo e capaz de acomodar motores longitudinais. Assim como no irmão, o comprimento é de 4.717 mm, enquanto o volume do porta-malas alcança 515 litros (contra 520 litros do Q5 tradicional). Por sua vez, a variante esportiva SQ5 Sportback tem capacidade para 470 litros (contra 475 litros do SQ5).
Visualmente, o Q5 Sportback repete o padrão já visto no Q5, mas com o diferencial da silhueta exclusiva. Além disso, conta com rodas de desenho próprio e escapamentos duplos redondos em vez de retangulares. Por dentro, destaque para o display curvo no painel com quadro de instrumentos virtual de 11,9″ combinado com tela multimídia de 14,5″ na diagonal. Por uma taxa adicional, o cliente poderá adquirir um display separado para o passageiro dianteiro com 10,9″.
Na Europa, o Q5 Sportback será oferecido com motores 2.0 TFSI turbo a gasolina de 204 cv e 34,6 kgfm de torque, e 2.0 TDI turbodiesel de 204 cv e 40,7 kgfm. A versões a gasolina vêm com tração dianteira ou integral, enquanto as variante diesel vêm sempre com tração integral de série. Por sua vez, o SQ5 Sportback terá motor V6 3.0 TFSI turbo a gasolina com 367 cv e 56 kgfm de torque, sempre com tração integral e suspensão pneumática com amortecedores adaptativos.
Dados de fábrica indicam aceleração de 0 a 100 km/h em 8,6 segundos nas versões com tração dianteira e 7,2 ou 7,4 segundos nas variantes com tração integral (gasolina/diesel, respectivamente). Já o SQ5 Sportback promete acelerar em apenas 4,5 segundos. Em todos os casos o câmbio é automatizado de dupla embreagem com 7 marchas.
Quando começar a ser vendida, em dezembro, a nova geração do Q5 terá a importante missão de recuperar as vendas do modelo. Segundo dados da JATO Dynamics, o modelo vendeu de janeiro a outubro deste ano 30.185 unidades na versão convencional e 17.122 unidades da variante Sportback – o que representa quedas de 21% e 32%, respectivamente, na comparação com 2023. Para efeito de comparação, os rivais Mercedes-Benz GLC e GLC Coupé venderam no mesmo período 54.247 e 24.262 unidades (-6% e +36%). (Motor 1/Dyogo Fagundes)