Jornal do Carro
Sob o guarda-chuva da BYD, há marcas de veículos desconhecidas no País, como Bao, YangWang e Denza. Porém, isso vai mudar. Durante visita de um grupo de jornalistas à sede da empresa, em Shenzhen, na China, a vice-presidente mundial do grupo, Stella Li, afirmou que há planos concretos de trazer essas marcas ao mercado brasileiro.
Em resposta ao questionamento feito pelo Jornal do Carro, ela confirmou a chegada de novos modelos ao País. “Teremos o Song Plus (reestilizado) e os novos Seal 06 GT e Bao 5 no Brasil”, disse. Entretanto, a executiva não revelou as datas desses lançamentos.
Seja como for, a vice-presidente da BYD confirmou que a Denza está de malas prontas e vai desembarcar no País em breve. A marca de luxo começa a trazer veículos em 2025.
Depois disso, a BYD pretende importar modelos da Bao e YangWang, a partir de 2026. Embora ainda não estejam confirmados, a aposta é no SUV U8 e no esportivo U9.
Para ampliar a presença no Brasil, a BYD também vai expandir sua rede de concessionárias. A meta é abrir mais 80 pontos nos próximos anos.
Denza Z9
Dessa leva de novidades, a primeira a chegar é Denza Z9. O sedã tem acabamento premium, já está à venda na China e, como todos os BYD feitos a partir de 2022, só há opções eletrificadas.
Uma delas é o conjunto híbrido com três motores elétricos e um 2.0 a gasolina que, juntos, geram 858 cv de potência. Outra é 100% elétrica, com três propulsores que geram 952 cv.
Independentemente do conjunto, o Z9 vai de 0 a 100 km/h em 3,6 segundos. A velocidade máxima é de 240 km/h, de acordo com dados da fabricante.
As baterias, assim como as dos carros da BYD, são Blade.
Segundo a marca, com carga total e tanque cheio, o Z9 híbrido pode rodar mais de 1.100 km. No elétrico, a autonomia supera os 200 km, conforme o padrão chinês de medição.
O sedã de visual imponente chama a atenção pelas lanternas gigantes. Na cabine, há quadro de instrumentos digital de 13,2 polegadas e tela central de 17,3”, além da tela à frente do passageiro da dianteira.
Há ainda o Z9 GT, com estilo de perua. Segundo a empresa, a meta é disputar vendas com o Porsche Panamera.
A Denza surgiu em 2010 por meio de uma parceria da BYD com a Mercedes-Benz. Porém, em 2021 a chinesa comprou a maioria das ações da alemã e passou a controlar a marca. (Jornal do Carro/Vagner Aquino)