América do Sul: a bola da vez na última reunião do board da Stellantis este ano

AutoIndústria

 

Em encontros trimestrais, o board da Stellantis elege um tema central pra debater em Amsterdã, sede da companhia. Na última reunião deste ano, em 19 de dezembro, a bola da vez será a América do Sul, cujas operações têm na presidência o italiano Emanuele Cappellano.

 

Em almoço de fim de ano promovido pela companhia em São Paulo nesta segunda-feira, 25, o executivo conversou com um grupo de jornalistas e comentou sobre as suas últimas atividades em 2024, destacando o encontro do board para a qual já vem se preparando com afinco.

 

Afinal, é um privilégio ser a bola da vez no contexto de um conglomerado global, que reúne 15 marcas no mundo — Abarth, Alfa Romeo, Chrysler, Citroën, Dodge, DS, Fiat, Jeep, Lancia, Maserati, Opel, Peugeot, Ram, Vauxhall e Leapmotor — das quais cinco têm produção no Brasil.

 

E, sem dúvida alguma, a América do Sul teve importantes diferenciais este ano, não só por apresentar balanço positivo em vendas nos principais mercados da região mas, principalmente, por lançar no Brasil a tecnologia Bio-Hybrid, que inicialmente equipa os SUVs da Fiat, Pulse e Fastback.

 

Com empolgação, Cappellano adiantou-se ao dizer que as vendas da nova tecnologia flex estão surpreendendo positivamente. “Estão acima das nossas expectativas”, revelou, mostrando total otimismo quanto ao sucesso da nova era de produtos híbridos que a Stellantis lançará na região.

 

Ao sair do almoço com a imprensa, o presidente da Stellantis na América do Sul foi participar de encontro com fornecedores no Sindipeças, no qual um dos temas seria a nacionalização de peças e componentes na era da eletrificação.

 

“É preciso que todos participem desse processo para justificar os necessários investimento em localização. São vários os itens passíveis de produçao local mas, para isso, é preciso ter volume”, explicou.

 

Dentre os números consolidados da América do Sul divulgados na primeira semana deste mês, a Stellantis destaca mais de 752 mil unidades vendidas pela empresa, com 23,6% de market share.

 

No Brasil, a participação do grupo chegou a 29,8%, com mais de 597 mil emplacamentos, um aumento de 41.834 unidades vendidas em comparação com 2023. A Fiat é líder inconteste no mercado brasileiro e emplacou em novembro três modelos no Top 10: Strada, Argo e Mobi. (AutoIndústria/Alzira Rodrigues)