Volkswagen vai trocar câmbio automático de Polo, Nivus, Virtus e T-Cross

Jornal do Carro

 

A Volkswagen usará uma nova transmissão automática de oito velocidades, chamada AQ300, que pode se usada a partir de 2026. Assim, a caixa substituirá a transmissão AQ250, vista nos modelos com motorização 250 TSI (1.4 Turbo), presente nos modelos Virtus Exclusive, Taos, Polo GTS, T-Cross Highline e no Nivus GTS, que está prestes a chegar.

 

Segundo o site Autocar India, modelos da subsidiária tcheca da VW, Skoda, como o Taigun (T-Cross) usarão a unidade, acompanhada de uma reestilização de meia vida, por exemplo. Por lá, os modelos utilizam a mesma plataforma do MQB, bem como motorização TSI, o que indica que podem equipar modelos nacionais em algum momento.

 

Outra possibilidade está em seu uso em motores mais atualizados, como o 1.5 TSI Evo2, evolução do 1.4 TSI. Ele aparece em modelos híbridos leve e plug-in, por exemplo. O desenvolvimento da transmissão AQ300 é encabeçado pela japonesa Aisin, que já tem seu conhecimento aplicado nas caixas de seis marchas usadas pela montadora, e também na concorrência.

 

Além disso, o número ‘300’ é referente a sua capacidade de torque, de 300 N, ou 36,6 mkgf. Assim, faz sentido assumir que o conjunto é apropriado para motores mais potentes, como a linha 1.4 e 1.5 TSI. Seja como for, os modelos com os conjuntos 1.0 Turbo, sejam eles 170 TSI ou 200 TSI, presentes na linha Polo, continuarão usando a transmissão automática de seis marchas.

 

Por fim, trata-se de uma decisão alinhada à capacidade de torque entregue pelos conjuntos, inferior aos 300 Nm mencionados anteriormente. Ou seja, modelos previstos para utilizarem a linha 1.0 Turbo, como o futuro SUV Tera, manterão a transmissão atual da linha Polo, por exemplo. (Jornal do Carro/Rodrigo Tavares)