Grupo Potencial investe R$ 10 milhões em caminhões Volvo movidos a biodiesel

Transporte Moderno

 

O Grupo Potencial, que produz biocombustível concentrado, anunciou a chegada de uma frota composta por dez caminhões Volvo movidos a biodiesel, com um investimento superior a R$ 10 milhões.

 

Os novos caminhões Volvo FH B100 Flex foram projetados para operar com diferentes misturas de diesel e biodiesel, podendo funcionar com até 100% de biodiesel. Essa flexibilidade permite que os veículos atendam às necessidades operacionais do transporte enquanto reduzem substancialmente as emissões de dióxido de carbono (CO₂). Quando abastecidos com biodiesel puro, as emissões de CO₂ caem em até 90%.

 

Em 2023, o Grupo Potencial já havia colocado em operação o primeiro caminhão B100 do Brasil, rodando 100% com biodiesel produzido em sua própria planta. Com a chegada da nova frota, a companhia passa a contar com 11 veículos movidos exclusivamente a biodiesel.

 

A Potencial Biodiesel, braço do Grupo Potencial, se destaca como a maior produtora de biocombustíveis concentrados em uma única planta, com capacidade de produzir 900.000 metros cúbicos anualmente. O biodiesel fabricado pela empresa é uma mistura de 80% de óleo vegetal e 20% de gordura animal, utilizando matérias-primas como óleo degomado de soja, resíduos de gorduras animais e óleo de cozinha usado. (Transporte Moderno/Aline Feltrin)