Auto Esporte
Chevrolet e Hyundai devem desenvolver picapes exclusivas para a América Latina e, por conseguinte, para o Brasil. As caminhonetes integram acordo entre as empresas que prevê desenvolvimento de novos veículos e tecnologias.
Mary Barra, CEO da General Motors, e Euisun Chung, presidente do Hyundai Motor Group, assinaram memorando de entendimento em setembro passado. Segundo fontes ligadas à companhia sul-coreana entrevistadas pelo periódico Pulse, os executivos se reuniram no início de novembro para discutir os próximos passos da iniciativa.
Foi nesse encontro que o projeto das picapes para a América Latina ganhou força. Embora o Pulse não mencione o Brasil em seu texto, fontes ligadas à matriz brasileira da Hyundai disseram à reportagem da Autoesporte que o país pode ser contemplado com pelo menos um dos produtos.
Isso porque as picapes serão irmãs. Chevrolet e Hyundai pretendem utilizar estratégia já conhecida no universo automotivo: o rebadging. Desse modo, a mesma caminhonete poderá ser vendida com insígnia da montadora norte-americana e também com logotipo da fabricante asiática.
Tal plano faz com que custos de desenvolvimento sejam drasticamente reduzidos. Além disso, garante lançamentos mais rápidos e o uso da capilaridade e da relevância de cada uma das empresas em mercados onde uma outra sejam mais exitosas. Também, evidentemente, serve para introduzir um novo produto ao portfólio das companhias em regiões distintas.
Vale frisar que, no Brasil, a estratégia atenderia muito bem aos planos da Hyundai. A fabricante já deixou claro que pretende vender em nosso país picapes dos segmentos C e D (compacto-médio e médio) e o acordo de colaboração poderia acelerar, e facilitar, esse processo. Em âmbito global a história é um pouco diferente.
“Chung está fazendo vários esforços para incorporar uma nova cultura de gestão, afastando-se do estilo tradicional de gestão coreano”, disse ao Pulse uma fonte da indústria. Não à toa, a Hyundai vê, sob esse prisma, a colaboração como algo de relevância.
Tal movimento também é visto como fundamental após a ressurreição de Donald Trump, que venceu Kamala Harris nas eleições presidenciais de 2024 nos Estados Unidos. Com o empresário de volta ao poder, as companhias estrangeiras vêm trabalhando a fim de anteciparem possíveis desafios no futuro.
A Chevrolet, por sua vez, já tem opções interessantes na região em termos de produto, como Montana, S10 e Silverado. Ainda tem, vale dizer, a Colorado. Dentro da General Motors, há também outras cartas na manga que poderiam servir de bom ponto de partida, como os GMC Canyon e a família Sierra. Em termos estratégicos, a parceria pode garantir que a companhia amplie seu leque de atuação na América Latina.
Importante salientar que não temos maiores detalhes sobre as futuras picapes de Chevrolet e Hyundai na América Latina. A tendência é de que novas informações sobre a iniciativa sejam divulgadas em breve. (Auto Esporte/Marcus Celestino)