Motor 1
Após ter sido revelado nos EUA como Tayron, o novo Volkswagen Tiguan 2025 foi revelado para o mercado estadunidense. O SUV, agora em sua terceira geração por lá, passou por uma renovação completa. Nossos colegas do Motor1.com nos EUA destacaram como o novo visual está mais palatável para o público de lá, enquanto várias outras melhorias modernizam a cabine.
Ok, mas por que isso é importante para o Brasil? Porque o Tiguan dos EUA vem da mesma fábrica mexicana da Volkswagen que abastece o nosso mercado e o modelo de lá pode ter adiantado muito do que veremos no futuro Tiguan brasileiro. No entanto, lá, a marca adotou uma nova estratégia e passará a oferecer o SUV renovado apenas na configuração de 5 lugares, não a de 7 assentos como o Tayron europeu.
O novo Tiguan 2025 é equipado com o conhecido motor EA888 2.0 turbo a gasolina, mas atualizado. Ele é mais potente do que a unidade anterior, produzindo 204 cavalos de potência em vez de 187 cv do carro atual oferecido no Brasil. O propulsor é combinado com uma caixa de câmbio automática convencional de oito velocidades. A capacidade de reboque aumenta de 680 quilos para 816 kg nos modelos com tração integral 4Motion.
A Volkswagen dos EUA ainda não forneceu os números oficiais de consumo para os EUA, mas afirma que há a expectativa de que eles melhorem. Além da potência extra, o Tiguan 2025 também é mais leve do que o modelo de segunda geração em cerca de 77 kg, o que a montadora atribui ao uso de alumínio na suspensão e na estrutura da carroceria.
O Tiguan 2025 é montado na plataforma MQB Evo, em vez da MQB da geração anterior, e usa chapas metálicas totalmente novas. Ele tem uma saliência traseira mais curta, mas é maior do que o modelo anterior. O novo design é mais atlético, com um vinco acentuado na carroceria, caixas de roda quadradas e conta com um spoiler traseiro. A versão de entrada lá traz rodas de 17″ de fábrica, com opções de 19 e 20″ disponíveis.
A Volkswagen passa a oferecer o painel digital com tela de 10,25″ como item de série em toda a linha do novo Tiguan. Ele fica ao lado da tela da multimídia de 12,9″ nas versões de entrada ou, opcionalmente, de 15″. De fábrica, o SUV passa a contar com ar-condicionado automático de duas zonas, sendo que há um opcional para três zonas.
Entre os assentos há um botão de volume físico com uma tela que os ocupantes podem clicar para acessar os modos de condução ou o novo Atmospheres, que sincroniza a iluminação e o áudio do ambiente. A VW também aumentou a capacidade de armazenamento do console central para 7,6 litros.
Os compradores também podem optar o sistema de som Harmon Kardon de 12 alto-falantes. A VW melhorou o carregamento sem fio, aumentando a potência de 5 para 15 watts e adicionando um resfriador. Ele também tem um suporte no estilo clipe para manter o telefone firme contra a base de carregamento.
O Tiguan também vem com quatro airbags adicionais, totalizando 10. O pacote IQ.Drive da VW também é de série no SUV, trazendo aviso de colisão frontal, controle de cruzeiro adaptativo e muito mais. Um head-up display é opcional, enquanto a iluminação frontal adaptativa vem de fábrica. Porém, a Volkswagen ainda não divulgou a tabela de preços e versões para o novo Tiguan 2025 nos EUA. (Motor 1/Anthony Alaniz, traduzido por Thiago Moreno)