Jornal do Carro
Sob o guarda-chuva da BYD, há marcas como Bao, YangWang e Denza. Por ora, nenhuma delas chegou ao Brasil, mas isso vai mudar. Em Shenzhen (China), durante visita da imprensa às instalações na sede da marca, Stella Li, vice-presidente global da fabricante, afirmou que há planos concretos de trazer outras marcas da companhia ao País.
Em resposta ao questionamento feito pelo Jornal do Carro ela confirmou a chegada de alguns modelos ao País. “Teremos o Song Plus (reestilizado) e também os novos Seal 06 GT e Bao 5 no Brasil”, afirma a vice-presidente. Entretanto, a executiva não especificou as datas em que os lançamentos serão feitos.
BYD Denza de malas prontas
Em paralelo, Stella também confirmou que a Denza já está de malas prontas e vai desembarcar no Brasil em breve. A marca de luxo já havia sido sondada e confirmada, mas, agora, o martelo foi batido e, de fato, a estreia é certa. A marca premium passará a importar seus modelos ao País a partir de 2025. Com isso, levará os modelos Bao e YangWang (em 2026, com o SUV U8 e o esportivo U9, ainda não confirmados). Além disso, a empresa pretende inaugurar mais 80 concessionárias.
O primeiro deles é o sedã Z9. O modelo pertencente à marca de luxo já tem comercialização na China e, como todos os modelos da BYD desde 2022, tem motorização eletrificada. Uma das opções é o conjunto híbrido que conta com três propulsores elétricos atrelados a um 2.0 a combustão que, juntos, geram 858 cavalos de potência. Já o modelo elétrico tem três propulsores, que geram 952 cv. Em ambos, são 3,6 segundos de 0 a 100 km/h e 240 km/h de velocidade máxima.
As baterias do modelo, bem como nos BYD, são Blade. Assim, quando 100% carregadas e com tanque completamente cheio, o Denza Z9 híbrido registra mais de 1.100 km de autonomia. No elétrico, são mais de 200 km, conforme o padrão chinês de medições.
Principais detalhes do Denza
O modelo de visual imponente e lanternas exageradamente grandes conta com quadro de instrumentos de 13,2″, tela central de 17,3″ e ainda tela para o passageiro dianteiro. E tem ainda o irmão Z9 GT, que tem formato de station wagon e pretensão de rivalizar com o Porsche Panamera.Cabe recordar que a Denza foi criada em 2010 por meio de uma joint venture entre a BYD e a Mercedes-Benz. No entanto, com o passar do tempo, a chinesa comprou a parte da fabricante alemã e adquiriu a totalidade das ações a partir de 2021. (Jornal do Carro/Vagner Aquino)