AutoIndústria
No recorte de mercado de caminhões acima de 16 toneladas, o mais representativo, com 80.883 unidades vendidas até outubro de 2024, ou 78,3% das vendas totais (103.316), a Volvo lidera com 23,16% ao registrar 18.734 emplacamentos de semipesados e pesados somados, conforme dados da Anfavea.
Bem perto da fabricante de Curitiba (PR), a Volkswagen Caminhões e Ônibus garantiu no acumulado dos dez meses 22,02%, com 17.817 unidades vendidas. A Scania, a terceira do pódio, fechou o período com 15.887 caminhões negociados, o que representou participação de 19,64%.
A lista das seis marcas que atuam na faixa acima de 16 toneladas segue com Mercedes-Benz, em quarto lugar, com 18,46%, DAF (9,95%) e Iveco (6,72%).
Mas enquanto as vendas de semipesados e pesados cresceram 20,9% nos dez primeiros meses, apenas a Scania anotou evolução acima da média, de 64,5%. Certamente em virtude de base de comparação mais baixa, embora todas as outras tenham registrado crescimentos abaixo do índice. A exceção é a Iveco, que apurou queda de 3,34%. (AutoIndústria/Décio Costa)