Volkswagen lidera com mais de 1 mil unidades à frente do MB

Estradão

 

O Volkswagen Delivery 11.180 tem larga vantagem sobre o vice-líder Mercedes-Benz Accelo 1017. O representante da VWCO emplacou entre janeiro e outubro 4.893 unidades. Ou seja, 1.254 caminhões frente ao segundo colocado, o Accelo 1017. Nesse sentido, o modelo da marca da estrela está na segunda posição com 3.630 caminhões vendidos.

 

O Delivery 11.180 além de ser o caminhão médio mais vendido do País, conquistou a vice-liderança em vendas totais de caminhões no País. Ou seja, o modelo só perde para o pesado Volvo FH 540.  Ainda no segmento de médios, a Volkswagen Caminhões tem vantagem. Afinal dos 10 modelos mais emplacados, cinco são da marca.

 

Seja como for, o representante da Volks conta com peso bruto total (PBT) de 10,8 t e a sua carga útil varia de 7.330 kg a 7.480 kg. Já o PBT do modelo da Mercedes-Benz é de 9,6 t. E a carga útil do Accelo é de 5.949 a 6.106 kg.

 

O Delivery 11.180 conta com opções de distâncias entre os eixos de 3.400 mm, 4.000 mm, 4.400 mm e 4.600 mm. O Mercedes-Benz Accelo 1017 também conta com opções de distância entre os eixos de 3.100 mm e 3.900 mm para operações com VUC. Já a versão de 4.600 mm de distância entre os eixos atende ao operador que transporta volume.

 

Todavia, o motor do Volkswagen é o Cummins ISF, de 175 cv a 2.500 rpm e torque 61,2 mkgf entre 1.100 e 1.800 rpm. Esse motor tem a opção de trabalhar com a caixa manual ESO 6106 ou a automatizada EAO 6106A Eaton, a V-Tronic.

 

Do mesmo modo, o motor do Mercedes-Benz desenvolve 163 cv de potência de 62,2 mkgf de torque entre 1.200 rpm a 1.600 rpm. A marca também conta com a opção da caixa manual produzida pela própria marca, de 6 marchas. E a automática MB G-70, também de 6 marchas.

 

Cabines

 

As cabines de ambos os modelos das marcas foram desenvolvidas para o ambiente diurno. Ou seja, traz toda praticidade para rodar no dia a dia das operações urbanas.

 

Mas para atender as eventuais atividades interurbanas de curtas distâncias, as fabricantes contam também com a opção da cabine estendida. Ou seja, com espaço mais ampliado na parte de trás dos bancos.

 

No design, o representante da Volkswagen levava certa vantagem por ser mais moderno. Mas, a partir do próximo ano, a Mercedes-Benz traz uma nova cabine para o Accelo.

 

Já com relação ao acabamento a bordo, os caminhões têm bastante similaridade. Dependendo do pacote, o cliente leva ar condicionado e rádio com bluetooth. O sistema de auxílio em rampa de ambos está vinculado a caixa automatizada.

 

Vendas dos médios

 

Poucas foram as alterações entre os 10 caminhões médios mais vendidos. Em relação ao mês de setembro, a mudança é que o Iveco Tector 11-190 desceu uma posição, indo para quarta posição.

 

As vendas também foram bem tímidas no mês passado para os modelos elétricos da Volkswagen. Ou seja, juntos, os dois modelos do eDelivery venderam apenas seis unidades.

 

Confira os 10 caminhões médios mais vendidos em outubro e no acumulado

 

VW Delivery 11.180 – 597 (1.725)

MB Accelo 1017 – 534 (1.097)

Volkswagen Delivery 13.180 – 89 (711)

Iveco Tector 11-190 – 63 (609)

Mercedes-Benz 1317 – 90 (545)

Mercedes-Benz Atego 1419 – 71 (426)

Volkswagen Contellation 14.210 – 33 (299)

Foton Aumark S 1217 – 47 (216)

Volkswagen eDelivery – 2 (118)

Volkswagen eDelivery – 4 (105)

(Estradão/Andrea Ramos/Fenabrave)