Alpha Autos
O Grupo Volkswagen nomeou Kjell Gruner como o novo CEO do Volkswagen Group of America, com início efetivo a partir de 12 de dezembro. Gruner sucede a Pablo Di Si, que deixou o cargo na semana passada a pedido próprio. Até que Gruner assuma oficialmente, Gerrit Spengler, Diretor de Recursos Humanos do Volkswagen Group of America, desempenhará a função de CEO interino.
Gunnar Kilian, membro do Conselho do Grupo para Recursos Humanos da Volkswagen AG, destacou a experiência de Gruner no mercado norte-americano. “Kjell Gruner é um especialista absoluto para o mercado dos EUA. Ele possui mais de 25 anos de experiência na indústria automotiva e um vasto conhecimento em explorar e acelerar oportunidades de crescimento na América do Norte. A Volkswagen AG é grata ao seu antecessor, Pablo Di Si. Seu comprometimento foi de importância central para realinhar nossos negócios na América do Sul e, posteriormente, lançar as bases para o desenvolvimento positivo de nossa estratégia na América do Norte.”
Arno Antlitz, CFO e COO do Grupo Volkswagen, ressaltou a importância do mercado norte-americano para a empresa. “O mercado norte-americano, que inclui Canadá, México e EUA, é um pilar estratégico importante para o Grupo Volkswagen. Investimentos direcionados em produção local e tecnologias inovadoras estão fortalecendo nossa presença global e permitindo que atendamos melhor às necessidades de nossos clientes americanos. Agradecemos a Pablo Di Si, que, juntamente com sua equipe local, contribuiu significativamente para o fortalecimento das regiões americanas do nosso Grupo. Com Kjell Gruner, trazemos a bordo um especialista experiente que conhece muito bem o mercado e os clientes e continuará a seguir consistentemente o caminho de crescimento que iniciamos.”
Nos primeiros nove meses deste ano, 769.000 veículos foram entregues na América do Norte, um aumento significativo de mais de 7% em comparação com o ano anterior. No principal mercado dos EUA, o Grupo Volkswagen cresceu 1,5%.
As entregas da marca Volkswagen na América do Norte aumentaram 21,7% nos primeiros três trimestres do ano em comparação com o ano anterior, ganhando impulso apesar dos desafios enfrentados. O portfólio do Grupo, composto por motores de combustão altamente eficientes, híbridos plug-in e veículos totalmente elétricos, permite à empresa responder de forma flexível à demanda flutuante dos clientes, sem perder de vista o objetivo de migrar para a eletromobilidade a médio e longo prazo. Esta estratégia oferece flexibilidade e robustez à empresa em tempos incertos.
Para alcançar suas metas ambiciosas, a Volkswagen investiu consideráveis recursos na expansão de sua capacidade de produção regional nos últimos dez anos. Isso inclui instalações de produção de baterias de última geração, desenvolvimento de arquiteturas de veículos específicas para o mercado norte-americano, pesquisa e desenvolvimento abrangentes, montagem de veículos e fabricação de componentes. Com parcerias fortes com fornecedores regionais, a Volkswagen também garante uma implementação sustentável e eficiente da e-mobilidade que atende às exigências do mercado norte-americano.
Sobre Kjell Gruner, ele possui mais de 25 anos de experiência na indústria automotiva. Iniciou sua carreira como consultor no Boston Consulting Group em 1997. Ocupou cargos de gestão na Porsche AG em Stuttgart antes de se mudar para o departamento de estratégia da DaimlerChrysler AG em 2004. Em 2006, liderou o departamento de estratégia da Mercedes-Benz Cars. Em 2010, retornou à Porsche AG como Diretor de Marketing Global antes de se tornar Presidente e CEO da Porsche Cars North America em 2020. Mais recentemente, Gruner foi Diretor Comercial e Presidente de Crescimento de Negócios na Rivian Automotive, Inc. (Alpha Autos/Sergio Dias)