Jornal do Carro
Lançada em junho de 2023, a Rampage vem se destacando nas vendas de picapes intermediárias e atraindo até compradores de médias. Feito em Goiana (PE), o modelo da Ram tinha duas opções de motor 2.0: turbodiesel de 170 cv e a gasolina, de 272 cv, além de bom espaço e ampla lista de itens de série. Agora, a chegada da linha 2025 traz, entre as atualizações, o motor 2.2 turbodiesel inclusive na nova versão de entrada, batizada de Big Horn.
Em síntese, a mudança visa atender as normas do Proconve L8, que regula as emissões de poluentes por veículos de passeio e entra em vigor em janeiro de 2025. Com as mudanças, a Rampage conquistou nota “A” no ranking de consumo, com até 10,6 km/l em ciclo urbano e 13,3 km/l na estrada, segundo dados do Inmetro.
A boa dirigibilidade e o comportamento dinâmico acertado foram mantidos na linha 2025. Após algumas voltas ao volante da versão Rebel no Circuito Panamericano, no interior de São Paulo, o novo motor 2.2 mostrou muito fôlego, graças aos 200 cv de potência às 3.500 rpm e aos 45,9 mkgf de torque a partir dos 1.500 giros.
Também contribui com isso o câmbio automático de nove marchas, que recebeu diferencial 14% mais longo. Segundo a Ram, isso permite aproveitar melhor a rotação do motor em diferentes velocidades.
Com o pé embaixo, ficou claro o ganho de desempenho com o conjunto mecânico renovado. A Rampage responde rapidamente e mostra agilidade nas acelerações e retomadas de velocidade mesmo em giro baixo. As trocas de marcha ficaram mais diretas e mantém a rotação constante.
Conforme a marca, agora a picape acelera de 0 a 100 km/h em 9,9 segundos (com o motor 2.0, eram 10,9 s). A velocidade máxima aumentou de 186 km/h para 196 km/h.
Entretanto, a pista estava bastante travada, repleta de cones e com placas nas curvas indicando a velocidade máxima de segurança. Afinal, estávamos no hábitat de carros de competição, e não de um utilitário com caçamba.
Estabilidade
Mesmo sem tanta liberdade para acelerar forte, deu para conferir o bom acerto dinâmico da Rampage. Evidentemente, a carroceria rola mais em curvas que veículos de passeio. Mesmo assim, o conforto a bordo é notável.
Ponto para a suspensão dianteira do tipo McPherson, com barra estabilizadora. Atrás, o sistema é independente, multibraço, e também tem barra estabilizadora. Além disso, na linha 2025 todas as versões da picape com motor a diesel têm rodas de 17 polegadas calçadas com pneus 235/65 R17.
Contribui com a sensação de conforto o bom isolamento acústico, que permite aos ocupantes manter conversas sem precisar subir o tom de voz. Dá para ouvir o motor trabalhando, mas isso não chega a incomodar quem está a bordo.
A avaliação incluir trechos fora do asfalto. Nesses, a nova Rampage pareceu estar ainda mais em casa.
Além disso, passamos por pontos como “caixas de ovos” e “costela”. Também vencemos desafios como imersão na água e inclinação lateral sem nenhum tipo de susto.
A Ram tem tração 4X4 sob demanda com modo reduzida e controle de descida em rampa (HDC), que torna desnecessário o uso dos pedais. A picape mantém ou reduz automaticamente a aceleração, conforme a necessidade.
Aliás, a Rampage é repleta de recursos de assistência à condução. O carro avaliado, da versão Rebel, a R$ 259.990, tinha controlador de velocidade adaptativo com Stop&Go, alerta de saída involuntária de faixa, de detecção de tráfego cruzado atrás e de ponto cego. Bem como aviso de risco de colisão frontal e frenagem autônoma de emergência também.
A ampla lista de equipamentos inclui, ainda, ar-condicionado digital com duas zonas e saídas traseiras, banco do motorista com ajustes elétricos, assentos revestidos de couro sintético, sete air bags, carregador de celular sem fio, câmera atrás e seis portas USB, além de freio de estacionamento eletrônico. O quadro de instrumentos é digital de 10,3 polegadas e a central multimídia tem tela de 12,3”, além de conexão com Android Auto e Apple CarPlay sem uso de cabo. (Jornal do Carro/Vagner Aquino)