Frota & Cia
A distribuidora de combustíveis Vibra apresentou o novo Lubrax Top Turbo Avante Eco 5W-20, um lubrificante especialmente desenvolvido para o setor de transporte rodoviário. A marca também anunciou que o Vibra Diesel Renovável será utilizado para o primeiro enchimento de todos os caminhões e ônibus da Volkswagen no país.
Lubrax Top Turbo Avante Eco 5W-20De acordo com Saulo Brazil, diretor de lubrificantes da Vibra, o Lubrax Top Turbo Avante Eco 5W-20 é aprovado formalmente pela Scania, segundo a especificação Scania LDF-5 e pela MAN, segundo a especificação MAN 3977. “O novo Lubrax Top Turbo Avante Eco 5W-20 é um óleo lubrificante sintético premium de alto desempenho para uso nos motores a diesel turbinados. Sua tecnologia permite ampliar os intervalos de troca de óleo, atendendo requisitos dos motores EURO 6, e proporciona maior rendimento e durabilidade das peças do motor. De baixa viscosidade, o produto se destaca pela capacidade de reduzir o consumo de combustível, de óleo e de proteger o sistema de controle de emissões de gases, contribuindo para a eficiência energética e a sustentabilidade dos veículos”, destaca o executivo. “A nova tecnologia empregada promove a limpeza dos pistões, controla a formação de fuligem e evita o desgaste prematuro das peças do motor, proporcionando maior rendimento e maior vida útil”, completa Brazil.
No caso do Vibra Diesel Renovável (HVO), o combustível incorpora 10% de diesel renovável, um biocombustível de alta performance com características semelhantes ao diesel fóssil, mas com uma significativa redução nas emissões de gases de efeito estufa. Este biocombustível é reconhecido internacionalmente por sua capacidade de ser utilizado sem necessidade de adaptações nos motores. Assim, em conjunto com 14% do biodiesel, que já compõe o diesel comercial padrão, a fábrica passará a abastecer todos os veículos produzidos com 24% de combustível renovável. Somado a isso, a fabricante informa que HVO de primeiro enchimento conta com uma aditivação que proporciona melhor performance e garante a segurança oxidativa mesmo durante o período em que os veículos permanecem nos pátios da fábrica e das concessionárias.
“Queremos reforçar nosso compromisso com a descarbonização, trazendo iniciativas e tecnologias que promovem uma operação mais sustentável para a cadeia logística. A Vibra avança nessa direção por meio de sua plataforma multienergia, que integra fontes como energia elétrica, biocombustíveis (incluindo biogás, etanol, diesel verde e SAF) e eletromobilidade“, assegura Brazil.
Segundo Livia Simões, vice-presidente de Pessoas & Cultura e Sustentabilidade da VWCO, parcerias como esta são importantes para acelerar a descarbonização da mobilidade. “Estamos comprometidos com nosso propósito de desenvolver soluções de transporte sustentável para todos e isso envolve uma série de medidas. Entre elas, ações como essa, em que somamos forças para fazer acontecer uma iniciativa que está alinhada ao nosso plano de descarbonização e às metas da Volkswagen Caminhões e Ônibus para o aumento gradual da composição renovável do combustível que abastece os veículos na linha de produção”, destaca a executiva.
Resultados financeiros
Recentemente, a Vibra divulgou seus resultados financeiros do terceiro trimestre de 2024. Os dados indicam que o terceiro trimestre foi o melhor do ano para a companhia, com o lucro líquido registrando um crescimento expressivo de 234,74% em relação ao mesmo período do ano anterior, alcançando R$ 4,2 bilhões.
No mesmo período, o Lajida (Lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização) ajustado da companhia atingiu R$ 1,987 bilhão, apresentando um crescimento de 28,2% em relação ao 2T24 e uma redução de 14,8% em relação ao 3T23. A margem Lajida ajustada foi de R$ 212 por m³, demonstrando a eficiência operacional da Vibra em um ambiente de mercado mais equilibrado em termos de oferta e demanda
É o quinto trimestre consecutivo com margens Lajida superiores a R$ 150/m³, indicando uma alta eficiência na geração de lucro operacional, o que sugere um controle rigoroso sobre os custos e crescente demanda pelos produtos ou serviços da empresa.
A Vibra registrou ainda um fluxo de caixa livre (FCLF) de R$ 1,8 bilhão no trimestre, resultado, principalmente, dos maiores volumes vendidos, de sua disciplina na gestão de custos. A alavancagem da companhia foi reduzida para 0,6x, refletindo a solidez do balanço e a capacidade de diminuir o endividamento.
“Os resultados do terceiro trimestre refletem a nossa capacidade de navegar em um mercado desafiador e entregar resultados sólidos para nossos acionistas, atendendo o mercado com qualidade, garantindo a segurança energética em todo o território nacional de forma bastante competitiva”, afirma Ernesto Pousada, CEO da Vibra. (Frota & Cia/Gustavo Queiroz)